Menu

Gestão das emoções: caminho para o desenvolvimento de competências socioemocionais

29 de agosto de 2023,
E-docente
Como ter a gestão das emoções

A BNCC traz, entre as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes, as competências socioemocionais. Como trabalhar este aspecto em sala de aula? Explorar a gestão das emoções, de forma adequada a cada faixa etária, é um caminho possível para ajudar estudantes de todos os segmentos a lidar com o estresse e a ansiedade e, pouco a pouco, construir as competências socioemocionais esperadas.

Esse tema, que se tornou ainda mais sensível com o retorno às aulas presenciais depois do período de distanciamento social – e consequente fechamento das escolas – no pico da pandemia, é estudado há muitos anos pelo doutor em psiquiatria, educador e escritor Augusto Cury.

A nosso pedido, ele compartilhou algumas orientações para inspirar você a desenvolver formas de trabalhar o tema em sala de aula e ajudar os estudantes a gerenciar suas emoções de forma mais eficaz, colaborando, assim, para a construção de suas competências socioemocionais.

Gestão das emoções na escola

1. Ensine-os a identificar suas emoções e a expressá-las de forma adequada

A primeira recomendação é ensinar os estudantes a identificar suas emoções e expressá-las de forma adequada. Pode-se fazer por meio de atividades como rodas de conversa, desenho ou escrita, em que os estudantes possam expressar seus sentimentos livremente.

2. Ajude-os a desenvolver a empatia e a compreensão pelos outros

A segunda recomendação é ajudar os estudantes a desenvolver empatia e compreensão pelos outros. Fça isso com atividades em grupo, principalmente aquelas que envolvem relatos pessoais ou leituras de textos autobiográficos em primeira pessoa, nas quais os estudantes possam aprender com a escuta das experiências uns dos outros.

3. Incentive-os a pensar antes de agir

A terceira recomendação é incentivar os estudantes a pensar antes de agir. O melhor trabalho é por atividades e jogos de estratégia que envolvam reflexão e planejamento, fazendo com que, assim, o estudante exercite o raciocínio lógico e sua maneira própria de pensar.

4. Ensine-os a lidar com o fracasso e a frustração

A quarta recomendação é ensinar os estudantes a lidar com o fracasso e a frustração. Para isso, você pode propor atividades desafiadoras que demandem resiliência e perseverança, como enigmas, quebra-cabeças ou trabalhos em grupo focados em colaboração.

5. Ajude-os a desenvolver o autocontrole

A quinta recomendação é ajudar os estudantes a desenvolver o autocontrole. Podemos fazer por meio de atividades que trabalhem foco e paciência, como meditação ou outras técnicas de relaxamento.

6. Incentive-os a ter pensamentos positivos

A sexta recomendação é incentivar os estudantes a ter pensamentos positivos. Para cultivar esses pensamentos, você pode propor atividades como exercícios de gratidão e outras técnicas de mindfulness, em que os estudantes entrem em contato com suas emoções e construam vias neurais saudáveis.

7. Ensine-os a ter um propósito na vida

A sétima recomendação é ensinar os estudantes a ter um propósito na vida. Pode-se trabalhar com atividades que compreendam planejamento e reflexão sobre o futuro, como projetos de impacto social e definição de metas, sonhos e objetivos pessoais. O trabalho com “projetos de vida” colabora bastante neste sentido

Orientações finais sobre Gestão das Emoções

Essas orientações podem ajudar os professores a trabalhar melhor esse assunto com seus estudantes para que eles consigam fazer a gestão das emoções de forma mais eficaz.

Com a habilidade de gerenciamento de emoções mais desenvolvida, certamente será mais fácil desenvolver competências socioemocionais como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomadas de decisão responsável, por exemplo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Se você gostou dele, compartilhe-o com seus amigos e colegas de trabalho. E, se você tiver alguma outra recomendação para trabalhar com os estudantes a gestão da emoção, deixe um comentário abaixo!

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A celebração de datas comemorativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
14 de novembro de 2025

A celebração de datas comemorativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Celebrar algumas datas comemorativas na escola, sobretudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é uma prática que já faz parte,...
Aulas de música na Educação Infantil: especificidades e possibilidades de ação pedagógica
13 de novembro de 2025

Aulas de música na Educação Infantil: especificidades e possibilidades de ação pedagógica

Música, educação musical e a pluralidade das infâncias 🎶 Para aprofundar o debate sobre as práticas pedagógico-musicais na Educação Infantil,...
A luta e a persistência: a desvalorização do professor na sociedade brasileira 
12 de novembro de 2025

A luta e a persistência: a desvalorização do professor na sociedade brasileira 

Introdução: o discurso recorrente sobre a importância do professor É recorrente, na sociedade, a disseminação do discurso sobre a importância...
Possibilidades de valorização da herança africana no Brasil através da literatura
11 de novembro de 2025

Possibilidades de valorização da herança africana no Brasil através da literatura

No ano de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado por milhões de pessoas em todo o país,...
Estresse e adoecimento mental nas escolas: precisamos falar sobre isso
10 de novembro de 2025

Estresse e adoecimento mental nas escolas: precisamos falar sobre isso

Dados Alarmantes sobre o Adoecimento Mental na Sociedade Segundo o levantamento do projeto Global Burden of Disease (Carga Global das...