Como aumentar o repertório sociocultural ENEM

No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vemos, recorrentemente, o uso da expressão “repertório sociocultural”, sobretudo nos encaminhamentos para a proposta de Redação. Mas, afinal, o que isso significa? Como o ENEM exige isso na prova de Redação? Como ampliar o repertório sociocultural? E como utilizá-lo de modo produtivo no seu texto escrito? Venham conosco nesta leitura para sanar esta e muitas outras dúvidas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste ano de 2023, acontecerá nos dias 05 e 12 de novembro. No primeiro dia de provas, o participante fará as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além das 90 questões objetivas de múltipla escolha, 45 questões para cada prova, o estudante deverá elaborar uma redação.

Toda a prova do ENEM se orienta por competências e habilidades desenvolvidas nos processos de ensino durante toda a fase escolar do estudante, principalmente no Ensino Médio.

Essas competências e habilidades, além dos objetos de conhecimento de cada área, estão elencados na Matriz de Referência do ENEM, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse documento salienta que o ENEM espera do candidato, em todas as áreas, um conhecimento formal sobre os conteúdos escolares, mas também requer muito além da apropriação de conceitos.

Ou seja, conforme a Matriz, é imprescindível que o participante:

No referido material, essas ações têm o nome de Eixos Cognitivos e dizem respeito a todas as áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).

As orientações para a Redação do ENEM também se baseiam no que a Matriz de Referência apregoa e compreendem todas essas ações elencadas como Eixos Cognitivos.

Porém, ademais da Matriz, os direcionamentos para a Redação ficam evidentes no documento A Redação do Enem 2023 – Cartilha do Participante, o qual, neste ano, teve sua publicação no dia 06 de outubro, no site do Inep.

Na Cartilha do Participante, estão, mais detalhadamente, os critérios de avaliação. Assim, o estudante fica ciente de que deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, que corresponda à norma padrão da Língua Portuguesa e aborde o tema oferecido na Proposta de Redação, defendendo um ponto de vista sobre ele, que respeite os direitos humanos.

Além dessas instruções, a Cartilha apresenta as competências que constam na avaliação no texto do estudante. São 5 competências, cada uma valendo de 0 a 200 pontos, totalizando até 1000 pontos para o texto.

Na Competência II, um dos aspectos avaliados é a presença de “repertório sociocultural”, que, conforme o documento, “se configura como uma informação, um fato, uma citação ou uma experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta”.

Portanto, desde já, lançamos luz sobre o termo “repertório sociocultural”, sem o qual não é possível o participante obter a nota máxima no ENEM.

Então, venha conosco compreender melhor essa expressão, analisar como o repertório sociocultural pode ser aplicado em uma redação de forma exitosa, refletir sobre como ele poderá ser ampliado e ver algumas de nossas dicas de repertórios socioculturais.

O que é o Repertório Sociocultural no ENEM?

Há muitos anos, o enunciado da Proposta de Redação do ENEM apresenta a mesma estrutura:

Esse “conhecimento construído ao longo de sua formação” é, justamente, o repertório sociocultural adquirido pelo estudante durante sua vida – escolar ou extraescolar –, que é resgatado para apresentar informações no texto e fundamentar sua argumentação, objetivando a defesa de um ponto de vista.

O repertório sociocultural pode ser, portanto:

  1. um conhecimento de alguma área de saber, como um acontecimento histórico;
  2. um evento geográfico;
  3. uma alusão a uma obra literária;
  4. uma menção a uma exposição artística;
  5. uma citação de um pensador da área da filosofia;
  6. uma referência a um filme ou documentário;
  7. um dado estatístico;
  8. um fato noticiado pela mídia;
  9. e até uma transcrição de Lei ou outro documento oficial

Como se pode perceber, o repertório sociocultural pode ser bastante vasto, indo de um material trabalhado no âmbito escolar até um objeto cultural com o qual o estudante teve contato em um momento de lazer.

O importante é que, quando houver a referência a esse repertório no texto, ele esteja condizente com a temática proposta pelo exame e que colabore, de modo produtivo, para fundamentar a reflexão crítica que está sendo desenvolvida no texto.

Abaixo, segue um exemplo de utilização produtiva do repertório sociocultural em uma redação NOTA 1000, exposta na Cartilha do Participante de 2023. A redação escrita para o ENEM 2022, cujo tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Nesse parágrafo, o estudante Luís Felipe Alves Paiva de Brito faz referência ao poema “Erro de Português”, explicitando seu autor, Oswald de Andrade.

Observa-se que a menção ao texto possibilita introduzir a tese da aculturação dos povos originários, trazendo uma perspectiva histórica para, em seguida, comparar com o contexto atual, em que há a manutenção de práticas nocivas a esses povos e, por isso, desafios para sua valorização, conforme defende o estudante.

Fica claro, desse modo, que Luís Felipe utilizou o repertório sociocultural de modo produtivo, ou seja, com um propósito bem definido, para validar a sua tese.

O poema mencionado faz parte de uma literatura canônica, reconhecida no âmbito escolar e constantemente trabalhada, sobretudo nos estudos literários referentes ao Modernismo no Brasil.

No entanto, um repertório que não costuma ser objeto de estudo na escola também pode ser empregado na redação, contanto que seja legitimado (de conhecimento público), pertinente (apresente relação com o tema) e seja utilizado de modo produtivo (vinculado à discussão proposta).

A seguir, exemplificamos esse tipo de repertório (“não escolar”) com um trecho de uma redação NOTA 1000, também exposta na Cartilha do Participante de 2023.

Esse é o segundo parágrafo da redação de Luiz Henrique Nogueira dos Santos, no qual é possível perceber que o estudante desenvolve a ideia da pouca fiscalização relativa às ações prejudiciais ao meio ambiente.

Para ilustrar seus argumentos nesse parágrafo, o estudante faz referência a uma série de TV, ou seja, a um objeto cultural ficcional veiculado em um meio de comunicação de massa.

Porém, mesmo não sendo um repertório sociocultural reconhecido no âmbito escolar, a obra tem menção aplicada de modo apropriado, condizente com o tema da redação e produtivo para a discussão presente no parágrafo.

É muito importante que um participante do ENEM tenha conhecimento sobre isso, pois ele estará ciente de que poderá usar como repertório algo que faz parte do seu cotidiano, como uma letra de música, um anime, um jogo, um podcast ou fato ocorrido com alguma pessoa pública.

Queremos afirmar, em síntese, que o repertório sociocultural pode ser um material, um conhecimento ou uma informação dos mais diversos campos de saber, do real ao ficcional, do canônico ao marginal, do tradicional ao vanguardista. Mas é preciso fazer sentido no texto.

Ainda sobre o emprego do repertório sociocultural no ENEM na redação

Ao explicar o que é repertório sociocultural, na seção acima, já revelamos como o repertório pode e deve ser apresentado em uma redação: pode vir de diferentes esferas, mas tem que ser legitimado, pertinente e utilizado de modo produtivo.

Porém, as orientações não param por aí. Então, por oportuno, vamos levantar, a seguir, alguns outros pontos que precisam ser considerados:

De posse dessas instruções, vamos agora pensar em como ampliar nosso repertório sociocultural, principalmente tendo em mente que o tema da redação é uma surpresa e pode apontar para os mais diversos problemas sociais brasileiros.

Por que ampliar o Repertório Sociocultural

O tema da redação do ENEM pode ser de ordem social, científica, cultural ou política. Isso quer dizer que a Proposta de Redação pode levantar uma problemática referente aos mais diversos eixos:

  • Meio Ambiente,
  • Saúde,
  • Questões de Gênero,
  • Esporte,
  • Lazer,
  • Economia,
  • Trabalho,
  • Educação,
  • Justiça,
  • Segurança Pública,
  • Desigualdade Social,
  • Fome,
  • Racismo, entre muitos outros.

Diante de tantas possibilidades, o participante do ENEM, muitas vezes, fica preocupado quanto às informações que detém ou não sobre a temática que aparecerá no Exame, se terá repertório para colocar no texto, se o seu repertório será suficiente.

Primeiramente, como já dissemos nas seções anteriores, o repertório utilizado na redação não precisa ser canônico ou reconhecido socialmente, nem necessita que seja demonstrada erudição por parte do estudante.

O repertório, pois, pode ser algo que faça parte do cotidiano do estudante. No ENEM de 2014, por exemplo, cujo tema foi “Publicidade Infantil em Questão no Brasil”, uma redação NOTA 1000 citou o programa infantil “Peppa Pig”.

No entanto, mesmo que possa expor um repertório mais simples, uma das nossas principais orientações é, de fato: amplie o seu repertório sociocultural!

As provas do ENEM, de todas as áreas, e não apenas a de Redação, compõem-se de textos muito diversos, atuais ou antigos, que costumam circular no âmbito escolar ou não.

Ou seja, é fundamental ampliar o repertório sociocultural, a fim de ter mais facilidade para ler, interpretar e resolver, de modo exitoso, os problemas postos nas questões objetivas.

Todavia, se colocar o foco na Redação, é imprescindível lembrar que os conhecimentos adquiridos pelos estudantes servem não apenas para reprodução no texto, mas também para fundamentar, de modo implícito, seu olhar crítico sobre o mundo.

Como ampliar o repertório sociocultural

Já evidenciamos a necessidade de se ampliar o repertório sociocultural. Abaixo, listamos 12 orientações sobre como esse repertório sociocultural pode ser ampliado.

Sugestões para ampliação de repertórios socioculturais

Agora que já temos as orientações mais importantes sobre como adquirir, ampliar e se focar em repertórios relevantes, vamos para algumas dicas de repertório, considerando grandes áreas.

Conclusão

Esperamos que essas orientações sobre como ampliar o repertório sociocultural e essas dicas de objetos artístico-culturais para obtenção de repertório possam ajudar.

Que tal agora registrar no “caderninho de anotações de repertório” essas obras mencionadas acima e acrescentar mais algumas referentes a essas grandes áreas?

Não se esqueça também de acessar nosso texto Conheça Possíveis Temas de Redação do ENEM 2023”.

Nele há instruções excelentes sobre como se preparar para a prova, além de, claro, também serem feitas observações sobre a importância do repertório sociocultural, principalmente nos comentários atinentes a cada tema possível, em que há referências a fatos noticiados sobre os assuntos discutidos.