MENU

Do Seu Jeito Sociologia: obra do PNLD 2026 que inspira o protagonismo dos estudantes

Do seu Jeito Sociologia - entrevista com os autores

Aprovada no PNLD 2026 Ensino Médio, a obra Do Seu Jeito Sociologia, da Editora Ática, tem chamado a atenção por sua abordagem inovadora. Escrito pelos autores Igor José de Renó Machado, Henrique Amorim e Celso Rocha de Barros, o livro busca conectar a Sociologia à realidade dos alunos.

Para entender mais sobre os diferenciais dessa obra, conversamos com os autores sobre como eles estruturaram o conteúdo para capacitar os estudantes a analisar e interpretar os fenômenos sociais. Acompanhe os principais destaques da entrevista.

Uma Sociologia para o dia a dia

Quando o assunto é a BNCC e a compreensão do mundo social, os autores explicam que a obra busca integrar o conhecimento sociológico com a experiência dos alunos. O objetivo é que a teoria seja uma ferramenta para a vida.

Leia mais: Período de Escolha do PNLD 2026 Ensino Médio: Fique Atento às Datas!

A obra tem uma preocupação com a integração do conhecimento sociológico com a vida e a experiência dos alunos, assim, busca constantemente estruturar a exposição dos conceitos a partir de exemplos da vida cotidiana ou mesmo por meio de reflexões induzidas que levam o aluno a usar as ferramentas teóricas expostas no seu próprio cotidiano.

Aprendizagem ativa e crítica

A metodologia “Do Seu Jeito” se manifesta de forma prática, incentivando uma aprendizagem mais ativa e engajadora. Cada unidade termina com um projeto de pesquisa, mas a abordagem vai além disso.

A obra oferece momentos específicos para as atividades de pesquisa, apresentando a cada fim de unidade, um projeto de pesquisa integrado ao conhecimento investigado na unidade. Esses projetos articulam métodos, teoria e a produção de perspectivas críticas sobre o mundo no qual os alunos estão inseridos. Mas para além desses momentos formais na organização da obra, todos os capítulos são entremeados de atividades que podem sustentar pesquisas críticas, dando oportunidade para os professores explorarem questões candentes e levar os alunos a questionar as realidades estabelecidas.

Leia mais: PNLD 2026: Obras Aprovadas do Ensino Médio da Saraiva, Ática e Scipione

Para garantir que a disciplina seja relevante, o livro conecta os conteúdos com os desafios dos jovens, como as desigualdades sociais, a diversidade cultural e o papel das redes sociais.

A Sociologia é uma ciência que nos ajuda a compreender a sociedade para além das formas de compreensão do senso comum. Em face disso, o livro ‘Do seu Jeito’ enfatiza os processos de desmistificação e desnaturalização sociais. Problematiza, assim, com base na observação da realidade de diferentes classes, grupos, identidades e contextos sociais apresentar ferramentas conceituais aos jovens estudantes, estimulando-os na compreensão e no questionamento de suas condições de vida.

A capacidade de ler e interpretar dados é outra prioridade da obra. Gráficos e estatísticas são apresentados junto a conceitos sociológicos, permitindo que os estudantes construam argumentos fundamentados.

Os dados estatísticos e gráficos são excelentes meios para expor os fenômenos sociais de forma condensada, explicitando aos estudantes informações mais amplas sobre problemas sociais de vários tipos. O ‘Do seu Jeito’ traz muitos exemplos desse tipo que, em conjunto com conceitos e explicações sociológicas, permitem aos estudantes construir e fundamentar sociologicamente sua opinião sobre questões concernentes a sua realidade social.

Um olhar interdisciplinar

A interdisciplinaridade é fundamental na obra. Os autores explicam que as Ciências Sociais se entrelaçam com diversas outras disciplinas, como História, Geografia, Filosofia e Língua Portuguesa.

O livro tem um forte diálogo com História, seja encontrando as heranças do escravismo na questão racial brasileira moderna, seja rastreando as origens de nossa democracia. A geografia informa as discussões sobre globalização e sobre sociologia urbana, a filosofia aparece diretamente na discussão de autores como Marx, Locke, Foucault, Nozick e Rawls.

Conclusão

A obra Do Seu Jeito: Sociologia se destaca no PNLD 2026 por oferecer um instrumental teórico e histórico que capacita o aluno a refletir sobre questões de diferentes escalas e naturezas. O livro estimula a participação cidadã e o debate público, incentivando os jovens a usar a Sociologia para entender suas experiências e atuar na construção de uma sociedade mais justa.

Nosso primeiro objetivo é oferecer ao aluno os conceitos e informações que lhe permitam expressar suas próprias inquietudes como cidadão e participar do debate público. Mas também esperamos torná-lo capaz de entender sua experiência como parte de uma experiência coletiva que pode e deve ser aperfeiçoada pela participação cidadã.

Para conhecer em detalhes a obra Do Seu Jeito: Sociologia, clique no link abaixo e acesse a página do livro no portal e-docente. Lá, você terá acesso a mais informações e poderá explorar todos os recursos disponíveis.

[Clique aqui]

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 
7 de outubro de 2025

A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 

 Professora, essa escola tem poucos brinquedos, né? Sabe o que eu acho mais engraçado? Na minha outra escola, eu era...
Resgatando a infância na sala de aula: estratégias de como combater a adultização precoce
6 de outubro de 2025

Resgatando a infância na sala de aula: estratégias de como combater a adultização precoce

Se tem uma palavra muito falada em 2025 é a adultização. O termo, que não é novo nas discussões, ganhou...
Inteligência artificial e cotidiano docente: impactos e aprendizagens possíveis
3 de outubro de 2025

Inteligência artificial e cotidiano docente: impactos e aprendizagens possíveis

A urgência da IA no contexto docente A inteligência artificial (IA) é um tema que vem ocupando espaços nas mais...
Variação linguística, gramática e ensino: uma discussão necessária
2 de outubro de 2025

Variação linguística, gramática e ensino: uma discussão necessária

Como sabemos, as línguas variam e também mudam. Nisto reside sua complexidade. Ademais, há uma estreita ligação entre os usuários...
BNCC na Educação Infantil: O que muda na prática pedagógica?
1 de outubro de 2025

BNCC na Educação Infantil: O que muda na prática pedagógica?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) veio com o intuito de democratizar o ensino no Brasil, buscando formas de fazer...