Do seu jeito Geografia: uma entrevista exclusiva com o autor Eustáquio de Sene

A obra Do seu jeito: Geografia, aprovada no PNLD 2026 Ensino Médio, destaca-se por sua abordagem inovadora que equilibra os conceitos clássicos da matéria com a constante e acelerada transformação do mundo. Para falar sobre o processo de criação do livro, o autor Eustáquio de Sene, com 15 anos de experiência como professor do Ensino Médio nas redes pública e particular, participou de uma conversa exclusiva, na qual compartilhou os bastidores do seu trabalho:
A Geografia em constante movimento
“A Geografia é um componente curricular vasto e dinâmico”, pontua Sene. Ele explica que, para criar um material didático que acompanhe a realidade, os conceitos também precisam evoluir. “Se a realidade muda, os conceitos também devem mudar, seja atualizando os já existentes ou criando novos”.
Leia mais: Novos itinerários formativos: como o professor pode adaptar suas aulas
Os conceitos fundamentais, com destaque para a paisagem e o espaço, são abordados no capítulo introdutório. “Isso é necessário para que os estudantes dominem os conceitos básicos desse componente curricular, que serão utilizados ao longo do livro na abordagem dos diferentes temas sociais, econômicos e ambientais”, afirma.
Além disso, Sene destaca a importância de incluir conceitos mais recentes, como o “meio técnico-científico-informacional” e a “compressão ou convergência do espaço-tempo”. Segundo o autor, isso é essencial para que os estudantes possam “compreender o acelerado e interconectado mundo no qual vivem, que vem ‘encolhendo’ como consequência dos avanços tecnológicos nas telecomunicações e nos transportes”.
Superando os desafios do ensino
Abordar temas complexos de forma didática é um dos grandes desafios. Sene destaca o fenômeno climático El Niño como um dos mais desafiadores, apesar de sua grande relevância na mídia em 2024. “É um fenômeno pouco compreendido e de difícil visualização pelos estudantes”, explica.
Para superar essa dificuldade, o livro utiliza diversas imagens que mostram a circulação das águas e do ar no Oceano Pacífico. Essas imagens, exploradas em boxes como o “No detalhe” e o “Favoritos”, são fundamentais para a compreensão de fenômenos atmosférico-oceânicos. No box “Favoritos”, por exemplo, há uma indicação de um site do INPE, onde os estudantes podem visualizar as imagens em movimento, facilitando o entendimento das causas e consequências da intensificação do El Niño devido ao aquecimento global.
Tecnologia a serviço da educação
A tecnologia é uma aliada poderosa no ensino de Geografia, especialmente as geoespaciais. “O mais importante das tecnologias geoespaciais é que elas possibilitam a produção de imagens de satélite a partir das quais se pode produzir mapas digitais dinâmicos”, afirma Sene.
Ele explica que esses recursos permitem aos estudantes “observar à distância, por sensoriamento remoto, a dinâmica espacial e temporal de fenômenos como desmatamentos ilegais e garimpos clandestinos”.
Leia mais: Metodologias ativas para desenvolver competências profissionais no ensino médio
O livro propõe diversas atividades para exploração de imagens de satélite e do uso de aplicativos de mapas digitais, como o Google Maps, que estimulam o raciocínio espacial.
“Essas atividades contribuem para despertar o interesse dos estudantes, desenvolver seu raciocínio espacial e, consequentemente, para sua aprendizagem significativa”, ressalta o autor.
A cocriação com os professores
Sene destaca a importância do feedback de professores e alunos na evolução da obra. “O autor é responsável pela escrita do livro didático, mas à medida que esse material passa a ser usado pelos professores, cada um deles se torna um pouco coautor”, revela.
Leia mais: Como usar Inteligência Artificial para personalizar o ensino
Ele conta que, desde seu primeiro livro, o Geografia Geral e do Brasil (GGB), em 1998, sempre considerou as sugestões dos professores, o que torna a obra uma verdadeira “cocriação”.
O livro Do seu jeito: Geografia é um material pensado para auxiliar o trabalho dos professores, pois “é um livro aberto e em conexão com o mundo”, afirma Sene.
“Nenhum livro didático de Geografia consegue dar conta da análise local simplesmente porque os lugares são incontáveis e diversos. A abordagem do livro parte do geral para o particular, da análise do espaço geográfico em escala global para a escala local, a partir da proposição de atividades que explorem cada um desses recortes analíticos.”
O futuro do livro didático e a originalidade de “Do seu jeito: Geografia”
O livro já incorpora todas as ideias que Sene queria. “Fiquei muito satisfeito com o resultado final do livro DSJ: Geografia. Neste novo livro inseri todas as seções e os boxes que gostaria”, comenta. Ele destaca uma nova seção, os mapas conceituais, uma ferramenta que sempre quis levar para o livro didático. “Creio que o mapa conceitual contribuirá bastante para o processo de aprendizagem significativa”, afirma.
Para o autor, a comparação com outras obras não é o mais importante. “Creio que não cabe a mim, como autor, fazer essa comparação… A prerrogativa de comparar é de cada professor/a que vai escolher o livro que melhor lhe servirá de suporte para o ensino de seus alunos”, pondera.
Sene ressalta a importância da autonomia docente: “Já encontrei muitos professores que usavam meu livro em sala de aula melhor do que eu mesmo usaria. Isso porque o livro didático é uma base, uma importante referência, mas todo professor é autor de sua aula. Em seu trabalho docente, [o professor] vai além do livro e, muitas vezes, o interpreta de forma que nem mesmo o autor havia pensado.”
Conclusão
A entrevista com Eustáquio de Sene oferece um panorama completo sobre a criação de Do seu jeito: Geografia. A obra se destaca por seu esforço em manter os conceitos clássicos da disciplina, ao mesmo tempo em que aborda temas contemporâneos de forma clara e contextualizada, utilizando a tecnologia como uma poderosa ferramenta de ensino.
O autor enfatiza a importância de uma verdadeira cocriação com os professores, que, com seu olhar único, tornam a obra ainda mais rica e adaptada à realidade local. O livro é, em essência, uma base sólida e dinâmica, que inspira os educadores a desenvolverem suas aulas “do seu jeito”, consolidando-se como uma escolha única e completa para o PNLD 2026.
Quer conhecer mais a obra Do seu jeito: Geografia e todo o material didático disponível para o PNLD 2026? Clique aqui e visite a página do livro no e-docente!
Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos
Veja mais

Educação financeira para jovens: qual a importância de educar desde cedo?

Do seu jeito Geografia: uma entrevista exclusiva com o autor Eustáquio de Sene

Inovação no Ensino de Matemática: Projetos Integradores em Identidade Saraiva

A Importância da Professora de Educação Infantil
