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Para evidenciarmos o papel paterno para as crianças, é importante que, inicialmente, o professor procure compreender como se constituem os familiares de sua turma e os tipos de vivência que os atravessam.

Tendo isso em vista, cabe ao docente planejar a semana dos pais com um importante circuito de vivências coletivas entre crianças e suas famílias.

Quer saber mais sobre a data comemorativa: dia dos pais? Entenda os motivos para investir nos circuitos de atividades conjuntas entre pais e filhos no ambiente escolar!

Como planejar a semana dos pais na sua instituição de ensino?

Como planejar a semana dos pais na sua instituição de ensino?

A primeira situação para os professores é delinear como é a composição familiar das crianças.

Diante disso, verificar se todas as crianças possuem a representação de pai em suas famílias. Caso essa situação não seja bem estabelecida com todas as famílias da turma, cabe um diálogo com os representantes das crianças. De modo para sentir a situação e perceber qual é o planejamento que poderá ser utilizado para que essa data seja significativa para criança.

Quem pode representar o pai? Como esse assunto é tratado na família? Como é possível contar com esse representante para participar do circuito com as crianças?

É importante destacar que, para iniciar esse trabalho pedagógico, nessa data comemorativa dos pais, precisamos unir os conteúdos que estão sendo trabalhados no cotidiano da sala de aula. O foco é para não perdermos o momento pedagógico e para fazer as datas comemorativas terem um significado importante para o aprendizado.

Para termos duas semanas de circuitos, é necessário ajustarmos as participações de cada pai ou representante nesses momentos. E, assim, propor os desafios para as famílias sobre essa data comemorativa, uma semana antes do início das atividades.

Esses desafios são preparatórios para as famílias se envolverem com a dinâmica escolar dos seus filhos. E iniciarem um momento de troca, colocando a criança como atividade privilegiada na escola e no grupo familiar.

É muito importante demonstrar essa troca de afetividade com as crianças nesses momentos comemorativos, além de deixar todos os envolvidos no universo de aprendizagem da criança.

O que podemos fazer

1. É possível imprimir e mandar bilhetes dos desafios para realizar essa atividade nos lares. O primeiro desafio seria escolher um brinquedo, de quando a criança era bebê, e que ainda exista em casa, para conversar com o pai e tentar brincar com esse material por alguns minutos. Isso favorece a integração e a criatividade da criança para avançar nas brincadeiras com o pai e/ou o representante.

2. Na continuidade do dia seguinte, podemos ter o desafio “tal pai, tal filho”, que seria um momento em que a criança se comportaria como o pai em alguma situação da casa ou do trabalho. Momento de grande descontração que está propício para o desenvolvimento de memória afetiva.

3. O outro momento de desafio é o da música alegre com a criança e o pai. Seria o momento para dançar com a criança e viver a música como troca de brincadeira e conhecimento dos ritmos e das danças.

4. O quarto momento de desafio seria um dia de culinária. Isso é fundamental para fazer o pai construir com a criança uma atividade muito interessante sobre alimentação. Dessa forma, ajudará a favorecer a troca de experiências com sabor, do que mais gosta de comer, junto com o pai e/ou representante.

5. O quinto desafio seria um dia no parque. Um lindo piquenique para essa dupla aprender a ver o mundo, com a natureza perto, e tentar construir o sentimento de cuidado com o planeta.

6. O sexto desafio é o de ser detetive dos brinquedos, ou seja, os pais vão esconder algum brinquedo e colocar pistas para a criança encontrar em algum dos cômodos da casa.

A ideia dos desafios simples e prazerosos são preparatórios para o circuito de aprendizagem e a troca de experiências que serão realizados na semana dos pais nas escolas.

O desenvolvimento de mais práticas pedagógicas

Diante disso, é muito importante desenvolver práticas pedagógicas que reúnam um caminho para chegar no espaço de entrada da escola. E que possa ter o início do circuito de aprendizagem na semana dos pais ou representantes, com representatividade para os envolvidos.

E, nessa situação, cabe realizar uma roda de diálogo sobre esse momento e sobre as expectativas das crianças para o encontro dos pais. Será o professor que irá administrar e gerir as necessidades do grupo para que a vivência possa acontecer de forma plena com todos os estudantes.

Práticas pedagógicas para o Dia dos Pais

Práticas pedagógicas para o Dia dos Pais

Para descrever os circuitos, é necessário realizar adaptações por idade das crianças. Vamos tratar aqui de crianças com 8 anos de idade. A ideia é atrelar o circuito à vivência de aprendizagem para a realização do registro final junto com os pais.

Diante desse momento, temos o reconhecimento das crianças sobre a interação e o amor, com a vivência junto com aqueles de quem elas amam.

Primeiro circuito

Nesse momento, é importante que o primeiro circuito seja uma história que fale sobre a relação pai e filho para inserir as crianças e os pais nesse contexto.

Ambos irão desenhar essa situação e colocar os seus nomes no mural coletivo. O espaço deve ser para ter no máximo 10 minutos para entender e ouvir uma história por vídeo ou por ter alguém preparado no circuito para contar.

Segundo circuito

No segundo circuito, haveria um momento de pintura de uma camisa com o pai, com o intuito de elaborar uma frase que aborda o amor entre eles e/ou um momento de desenho de algo interessante e representativo para os dois.

Terceiro circuito

O terceiro circuito corresponde ao momento de dança com os pais. A música deve ser escolhida por cada dupla de pai-filho da sala, para que possam dançar e ter um vídeo que registra o momento.

Cabe ao professor viver essas construções emocionais com os grupos e ajudar para que as vivências sejam desenvolvidas em um curto espaço de tempo.

O importante é que sempre haja registros das atividades realizadas durante os circuitos para a proposição de uma posterior exposição, como uma galeria de arte com os pais e a família, para viver esse momento em conjunto.

Quarto circuito

O quarto circuito trata da corrida de obstáculos com premiações de mensagens para o pai pela conquista dos obstáculos. Caso a criança não consiga fazer, por alguma situação, dentro do tempo estabelecido, o importante é dizer que cada dupla terá uma segunda chance para compor o circuito e viver esse momento alegre.

A premiação deve ser somada pela dupla em um caderno, com o objetivo de a criança registrar os valores e elaborar os resultados com cálculos matemáticos de simples resolução, para compor o circuito completo.

Quinto circuito

Para o momento final do quinto circuito, as crianças vão apresentar uma pintura que representa a relação das famílias com a figura do pai.

Vão pintar o personagem que será pai e filhos que pode ser para cada animal da floresta ou animal doméstico. Esse trabalho terá um tempo para a produção das falas simples de cada dupla de animal e, para ser vivenciado o teatro a partir da produção conjunta e da apresentação dos estudantes que terão a oportunidade de usar tecidos, máscaras e apresentar, o pai e o filho da floresta, como encenação da família no dia dos pais.

Para desenvolver isso, sugerimos a disponibilização de materiais para as crianças e pais, e que o tempo deste circuito seja de 15 minutos de preparação e 10 minutos de apresentação. Assim, a criança pode apreciar e elaborar a ideia do que será produzido.

Existe tempo para ter a produção autônoma da dupla e desenvolvimento da criatividade. Depois desse circuito concluído por todos, cabe um momento no grande espaço da escola, para que os pais sejam apresentados a essa vivência. Pode ser com um curto vídeo, que pode ter edição rápida e que seja do exato momento do término das atividades coletivas, como culminância, para todo o grupo.

Conclusão

A ideia é ter um significativo momento de possibilidades, antes e durante a semana dos pais. E que o professor pode representar em mais de uma semana ou dentro de uma ou duas semanas, sempre atrelando os conteúdos planejados com as vivências significativas.

Nesse contexto, para trabalhar o Dia dos Pais, podemos buscar pela construção de circuitos significativos para desenvolver a criança na relação com o pai e/ou representante.

Destacamos agora cinco objetivos que são importantes no desenvolvimento dessa prática docente, são eles:

  • Compreender a oportunidade de unir pai (ou representante) e filho. E ter uma confraternização conjunta na escola, para valorizar a vivência dos filhos no seu local de aprendizagem;
  • Demonstrar a importância de viver o carinho, a atenção, a interação e a vida escolar do filho;
  • Interagir pais e filhos durante as atividades realizadas e elaborar pequenos textos e frases simples de declaração de afeto entre pais e filhos (e/ou representantes);
  • Produzir diálogos, demonstrando criatividade em roda de conversa entre pais e filhos (e/ou representantes) como atividade;
  • Construir um mural com o nome do pai e/ou responsável (fazer leituras diárias destes, ordenar alfabeticamente, dar início a leituras da letra inicial e final e uso de situações matemáticas para as elaborações das crianças).

Gostou de saber mais sobre a data comemorativa: dia dos pais? Então, descubra agora como construir processos e elaborar atividades complementares!


Renata Araújo Jatobá de Oliveira
é Investigadora de Pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa/Portugal; Doutora em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2 – França; Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil; Especialista em Éducation Pédagogique et Culture(s) de l’Altérité pela Université Claude Bernard Lyon 1 – França; professora de Ensino Superior; membro/formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/UFPE);

consultora educacional com os programas Alfagestar (@alfagestar) e Criativa-Lar (@criativelar); palestrante; mentora para orientação dos estudos e seleções de mestrado e doutorado; e pesquisadora de educação e linguagem; autora de materiais didáticos e pedagógicos para a Educação Infantil e o Ciclo de Alfabetização. Atua como Técnica Pedagógica na Secretaria de Educação do Recife e do Estado de Pernambuco. Possui o canal do Papo Educa (@papo_educa) para trabalhar com formação de professores envolvendo prática pedagógica, didática, metodologias do ensino com aulas remotas e ensino híbrido, entre outras temáticas. E-mail: renata_jatoba@hotmail.com