MENU

PNLD 2024 Português Linguagens: Conheça a nossa coleção

11 de julho de 2023,
E-docente

Olá, professoras e professores! É com grande satisfação que compartilhamos com vocês as principais novidades da coleção aprovada no PNLD 2024 Português Linguagens.

Essa coleção, dos renomados autores William Cereja e Carolina Dias Vianna, oferece um conjunto de recursos didáticos inovadores e atualizados para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de Língua Portuguesa.

Neste texto, vamos explorar as principais características dessa coleção, levando em consideração alguns princípios fundamentais que orientam a proposta desse material.

Livros do PNLD 2024 Português Linguagens
Livros do PNLD 2024 Português Linguagens

Destaques da Coleção do PNLD 2024 Português Linguagens para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Temáticas diversificadas e atuais

A coleção “Português: linguagens” destaca-se por sua abordagem contemporânea e contextualizada, que permite aos estudantes compreender a relevância da língua portuguesa para estabelecer as conexões necessárias para se viver no mundo atual.

Os livros apresentam textos diversos, que abrangem temas sociais, culturais e científicos, conectando o aprendizado da língua às vivências cotidianas dos estudantes, tais como medo, adolescência, fake news, bullying, consumo, cidadania, meio ambiente, redes sociais, racismo, protagonismo feminino etc.

Abertura de tema Livro 9º ano pág. 13

Interdisciplinaridade

Uma das grandes vantagens dessa coleção é sua proposta interdisciplinar, que busca estimular a participação ativa dos estudantes, por meio de debates e projetos, que incentivam os estudantes a explorar diferentes áreas do conhecimento, estabelecendo conexões entre a Língua Portuguesa e outros componentes curriculares.

Livro 7º ano pág.265
Livro 8º ano pág.230

Análise linguística

A coleção Português: linguagens apresenta aos estudantes uma visão mais ampla e aprofundada da linguagem como sistema de significação, uma vez que a obra incentiva o questionamento, a interpretação e a reflexão sobre os textos que nela circulam, considerando seus contextos de produção e recepção, as escolhas linguísticas que moldam os cenários textuais e os efeitos pretendidos nos leitores.

Livro 6º ano pág. 159 e 160

Leitura e escrita

Um dos objetivos centrais da coleção é incentivar a leitura e a escrita de forma prazerosa e significativa. Para isso, são apresentados textos literários e não literários, contemporâneos e clássicos, que despertam o interesse dos estudantes e os estimulam a reflexão crítica.

Além disso, as atividades de produção de texto são baseadas em situações reais, levando em consideração o contexto em que os gêneros textuais são produzidos e recebidos. Essa abordagem contribui para o aprimoramento da linguagem, da criatividade, do pensamento crítico e da capacidade argumentativa dos estudantes.

PNLD 2024 Português Linguagens 7º ano pág. 170 e 171
Livro 7º ano pág. 170 e 171

Oralidade

A coleção oferece diversas atividades que enfocam o trabalho com a oralidade, abrangendo diferentes situações de comunicação. Ter habilidades eficazes na comunicação oral é fundamental para interação social, trabalho em equipe, troca de ideias e estabelecimento de relacionamentos sólidos.

Portanto, a obra proporciona aos estudantes oportunidades de participar de atividades de expressão oral, permitindo-lhes explorar novas palavras, expressões e estruturas linguísticas.

Livro 9º ano pág. 151

Conclusão sobre a coleção do PNLD 2024 Português Linguagens

A coleção do PNLD 2024 Português Linguagens oferece aos estudantes e professores temáticas diversas e atuais, promove a interação e o desenvolvimento de habilidades linguísticas, apresentas variadas possibilidades de trabalho com a leitura, a escrita e a oralidade. Para conhecê-la integralmente, acesse o link do PNLD 2024 Português Linguagens no E-docente.

Juntos, podemos formar cidadãos críticos, reflexivos e competentes nas mais variadas situações comunicativas!

Conheça essa e as demais obras aprovadas no PNLD 2024 Saraiva no site do E-docente. O E-docente é a plataforma de Conteúdo do PNLD no Brasil, das Editoras Ática, Saraiva e Scipione.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A variação linguística e o respeito à diversidade cultural
1 de julho de 2025

A variação linguística e o respeito à diversidade cultural

Nesse texto, propomos possibilidades para o estudo da variação linguística em diálogo com outros saberes do ensino de Língua Portuguesa,...
Identidade Saraiva: Química – Uma Abordagem Inovadora para o Ensino da Química
27 de junho de 2025

Identidade Saraiva: Química – Uma Abordagem Inovadora para o Ensino da Química

A obra "Identidade Saraiva: Química" destaca-se por sua proposta pedagógica inovadora, buscando uma abordagem acessível e contextualizada dos conceitos fundamentais...
Diferenciação pedagógica: equidade e diversidade
26 de junho de 2025

Diferenciação pedagógica: equidade e diversidade

Os direitos são iguais também na Educação. Mas, para haver justiça, a equidade é um pressuposto necessário para as ações...
Matemática e suas Tecnologias: dicas para os professores e os conteúdos que mais caem no Enem
25 de junho de 2025

Matemática e suas Tecnologias: dicas para os professores e os conteúdos que mais caem no Enem

Qual aluno do Ensino Médio que estuda para o Enem não gostaria de saber exatamente o que vai cair na...
Nomofobia: como o medo de ficar sem celular afeta estudantes
24 de junho de 2025

Nomofobia: como o medo de ficar sem celular afeta estudantes

A nomofobia, termo que deriva de "no mobile phone phobia", tornou-se um fenômeno crescente entre estudantes de todas as idades. ...