Menu

Química que Inspira a Vida Real: Entrevista com os autores de Ciência Viva

Entrevista autores Ciência Viva Química PNLD 2026

Aprovada no PNLD 2026, a coleção Ciência Viva: Química, da Editora Scipione, chega para inovar o ensino e a aprendizagem da disciplina. Para entender melhor a proposta da obra, conversamos com os autores Eduardo Mortimer, professor emérito e pesquisador do CNPq, Andrea Horta, professora titular da UFMG, e Alfredo Mateus, professor de química no Colégio Técnico da UFMG. Juntos, eles nos explicaram como a BNCC e a formação cidadã guiaram a criação do material. Veja a seguir a conversa que tivemos com eles:

Uma Química para o Pensamento Científico

A obra foi desenvolvida para ir além da memorização, focando no desenvolvimento do pensamento científico. “Para contemplar o pensamento do estudante e os diferentes contextos nos quais a Química é relevante, é necessário que o programa seja bem dimensionado em relação à quantidade de conceitos a serem abordados e que promova o desenvolvimento dos conceitos científicos”, afirmam os autores. A abordagem enfatiza a importância de trabalhar não apenas os conteúdos conceituais, mas também os procedimentais e os atitudinais.

Leia mais: Desvendando a obra Do seu Jeito – Química com o autor Rodrigo Putvinskis

“Nossa proposta de Química no contexto desta coleção busca contemplar aspectos conceituais fundamentais que permitam a compreensão da constituição, das propriedades e das transformações dos materiais, destacando implicações sociais relacionadas à sua produção e ao seu uso”, explicam.

A relação entre conceitos e contextos é fundamental, e o aprendizado se dá por meio de fenômenos, teorias e representações. “É muito importante que [os estudantes] possam interagir com fenômenos para pensar sobre eles e estabelecer relações. Assim, pretendemos mediar a elaboração de uma forma de pensar própria da química”, completam.

A Química como Ferramenta para a Cidadania

O objetivo principal da coleção é a formação de cidadãos. “A Química pode fornecer instrumentos de leitura do mundo, alfabetizando-o cientificamente e, ao mesmo tempo, desenvolver certas habilidades básicas para ele viver em sociedade”, destacam os autores.

Leia mais: Identidade Saraiva: Química – Uma Abordagem Inovadora para o Ensino da Química

O enfoque contextual privilegia a resolução de problemas abertos, “nos quais o estudante deverá considerar não só aspectos técnicos como também sociais, políticos, econômicos e ambientais, o que resulta numa demanda por abordagens interdisciplinares no Ensino Médio.”

Para que os estudantes se tornem capazes de interpretar informações de diversas fontes, a obra estimula o raciocínio químico na solução de problemas do dia a dia, um aspecto crucial para a formação cidadã.

Estratégias que Aprofundam o Conhecimento

A obra Ciência Viva: Química utiliza diferentes estratégias para promover uma aprendizagem completa e estimulante. Os autores detalham:

  • Investigação: A seção propõe atividades que estimulam o engajamento dos estudantes em práticas investigativas. Eles são incentivados a elaborar perguntas científicas, propor hipóteses, analisar dados, usar evidências, argumentar e construir conclusões.
  • Projetos: Com o objetivo de trabalhar temas de forma ampla e contextualizada, os projetos “têm um caráter de atividade integradora e interdisciplinar, pois promovem a interação do conhecimento científico relacionado a diferentes áreas do conhecimento.”
  • Reflexão: O objetivo é expandir o conteúdo, abordando “questões relacionadas ao que foi visto ao longo da seção Investigação ou Projeto.”
  • Para saber +: Esse box traz sugestões de internet, filmes, livros e aplicativos, permitindo “aprofundamentos dos conteúdos estudados no capítulo” e incentivando a consulta de diferentes fontes.
  • Dialogando com as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: “Nesse boxe são exploradas as relações entre as Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O objetivo é promover uma compreensão mais integrada sobre alguns temas, contextualizando-os e ampliando a visão sobre eles.”
  • Um pouco de história: Episódios da História “podem auxiliar na compreensão contextualizada dos conhecimentos” relacionados ao tema do capítulo.
  • Mundo do trabalho: Este boxe “possibilita reflexões sobre as relações entre os conteúdos trabalhados e o mundo do trabalho, a partir de textos, atividades, pesquisas, discussões e produções textuais.”

A Experimentação como Ponto de Partida

O diferencial da coleção é a visão sobre a experimentação, que vai muito além do ensino tradicional. Os autores observam que, “no ensino tradicional, o experimento, quando existe, é geralmente separado da teoria e serve apenas para comprová-la.” Eles contrapõem essa visão com a proposta da obra: “na coleção Ciência Viva, a experimentação é algo que faz parte de praticamente todos os capítulos, sempre como um ponto de partida para discussões e a produção de modelos e explicações.”

Leia mais: O ensino de química pelo viés da BNCC

“Nossa abordagem não tem foco nas classificações. Buscamos sempre possibilitar o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes”, explicam. A coleção traz experimentos intrigantes e acessíveis, que utilizam fenômenos como fio condutor, permitindo aos estudantes vivenciarem o “fazer” químico e se engajarem de verdade com a matéria.

O Diferencial que Prepara para o Mundo do Amanhã

A coleção se destaca por sua organização e abordagem. “Sempre iniciamos com um fenômeno (atividade experimental, textos), em seguida propomos questões sobre o fenômeno. As questões propostas são respondidas em um texto de fechamento. Esse texto retoma as questões e introduz aspectos teóricos e representacionais relativos ao tema.”

Os autores reforçam que a função do experimento é “contribuir com o processo de elaboração de conceitos e não apenas de comprovar os aspectos teóricos.” A obra prepara os estudantes para os desafios de um mundo impulsionado pela ciência e tecnologia, mostrando como o conhecimento é construído e aplicado na vida real.

Aprender Química é também aprender sobre a natureza dessa ciência, seus processos de investigação e seus métodos. Assim, é importante que nós, professores, chamemos atenção dos estudantes para aspectos relacionados à natureza da ciência, destacando as formas como o conhecimento é produzido, as estratégias de verificação de hipóteses, as incertezas associadas às medidas, a forma como são determinadas propriedades específicas de diferentes materiais, etc.

Conclusão

A coleção Ciência Viva: Química é mais do que um material didático: é um convite à reflexão e à prática. A obra de Eduardo Mortimer, Andrea Horta e Alfredo Mateus se alinha perfeitamente com as diretrizes da BNCC, ao mesmo tempo que vai além, estimulando o pensamento crítico, a investigação e a conexão da Química com o mundo real. Ao priorizar a experimentação e a interdisciplinaridade, a obra forma cidadãos capazes de entender e atuar em um mundo cada vez mais complexo e impulsionado pela ciência e tecnologia.

Quer saber mais sobre como a obra Ciência Viva: Química pode transformar a sala de aula? Visite a página da coleção no site e-docente e descubra todos os diferenciais que a tornam a escolha perfeita para o PNLD 2026!

Clique aqui

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Recomposição de aprendizagem: estratégias eficazes para programas de reforço escolar
18 de dezembro de 2025

Recomposição de aprendizagem: estratégias eficazes para programas de reforço escolar

Nos últimos anos, a escola passou por muitos desafios. A pandemia, as desigualdades de acesso e até as mudanças no...
Vamos falar de anticapacitismo na escola? Por uma desconstrução de preconceitos
17 de dezembro de 2025

Vamos falar de anticapacitismo na escola? Por uma desconstrução de preconceitos

Como aprender a lidar com diferenças sem verdadeiramente conhecer o que é diferente? Na escola, a compreensão sobre a beleza...
O papel da educação bilíngue na empregabilidade dos jovens
16 de dezembro de 2025

O papel da educação bilíngue na empregabilidade dos jovens

Já foi o tempo em que ter uma segunda língua era um diferencial. Atualmente, é uma obrigação, principalmente quando falamos...
Prosinha – Descobrindo o Mundo: a jornada de descobertas na Educação Infantil
12 de dezembro de 2025

Prosinha – Descobrindo o Mundo: a jornada de descobertas na Educação Infantil

A coleção Prosinha – Descobrindo o Mundo transforma a Educação Infantil em uma verdadeira jornada de descobertas. Do Berçário ao...
Conheça Vamos Saber: o seu novo podcast de educação pública
12 de dezembro de 2025

Conheça Vamos Saber: o seu novo podcast de educação pública

O papel de um Secretário ou Gestor de Educação é um dos mais desafiadores — e transformadores — na administração...