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O período do Dia das Crianças é uma data bastante vivenciada nas escolas com jogos e práticas para favorecer a brincadeira na infância, marcando os grupos com importantes lembranças afetivas, que contribuem para a formação humana.

Entretanto, para efetivarmos essa ação entre os professores, é necessário ter um planejamento organizado para garantir três elementos fundamentais. São eles: 

Elementos fundamentais atividades dia das crianças

Os três elementos implicam a necessidade de experimentação do mundo e de interação nas diferentes construções que o desenvolvimento infantil possa proporcionar, diante da proposta a ser vivida pelo grupo escolar.

Quer saber mais sobre como comemorar o Dia das Crianças?
Então, confira o conteúdo que preparamos para você!

5 dicas de atividades para comemorar o Dia das Crianças

5 dicas de atividades para comemorar o Dia das Crianças

A ampliação da experiência infantil e das diferentes possibilidades de integração entre os sujeitos e os objetos ao seu redor permitem a riqueza de elaborações, que serão a base da atividade criadora das crianças. E, assim, podem ampliar as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, quando a ação sobre o mundo constitui o meio necessário para as construções lógicas infantis. 

Dessa forma, o professor percebe que, sem o desenvolvimento da lógica na infância, não há possibilidade de desenvolvimento da autonomia. A criação do pensamento e da formação das ideias infantis, embora não seja apenas a lógica que irá constituir esses elementos, será o caminho base para essa construção. 

Para ocorrer a formação infantil significativa, a prática docente deve conter as atividades que irão favorecer os conceitos tratados como criatividade, autonomia e inovação.

Qual a importância de atividades estimulantes no Dia das Crianças?

É importante, para esse trabalho, compreender que o estímulo à imaginação contribui para a criatividade e pressupõe formas complexas de pensamento. O que é o fundamento para o desenvolvimento a partir da organização do trabalho pedagógico na ação e na interação do sujeito com o mundo à sua volta. 

Mas, diante disso, a inteligência cognitivamente desenvolvida através do pensamento formal, hipotético e dedutivo é aquela que melhor compõe a capacidade imaginativa e criadora. 

Assim, nada melhor para o período comemorativo do Dia das Crianças apresentarmos os cinco elementos que foram estabelecidos, como possibilidades de usar a criatividade, a autonomia e a inovação, em atividades para o cotidiano das crianças.

Possibilidades dia das crianças

Vejamos como podemos melhor desenvolvê-las a seguir:

1. Uso da iniciativa a partir das ideias das crianças sobre a vivência proposta

Em qualquer idade, a criança pode usar da oralidade e da construção do pensamento sobre aquilo que está sendo solicitado para realizar. 

Portanto, pedir para uma criança, eleita pelo grupo classe, que fale sobre a vivência ocorrida na turma pode proporcionar uma capacidade argumentativa e criativa das ideias, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a autoestima da criança. Essa ação pode ser a mais rica na formação da autonomia e da criatividade. 

Para exemplificar, é importante realizar, na semana da criança, as vivências das rodas de diálogo, em que 5 crianças preparam as perguntas de esclarecimento. Outras 5 crianças organizam as perguntas de dúvidas e mais 5 crianças poderão exemplificar, a partir da fala do representante de turma, as ideias do dia. Essa vivência costuma envolver as crianças no ambiente imaginativo, dependendo da temática escolhida.

2. Uso da construção com material reciclável para propor o aprendizado, compreendendo o cuidado com o meio ambiente e proporcionando a criatividade

Permita que o grupo desenvolva a “mão na massa” da criatividade com a recriação das obras de arte modificadas e/ou com a produção autônoma da sua representação sobre o mundo em que vive. 

O professor deve refletir os conceitos trabalhados envolvendo diversas áreas do conhecimento. Mas deve, além disso, deixar a criança criar a partir das representações pessoais sobre o mundo. 

Sem modelos ou elementos que possam direcionar a sua construção, a produção precisa ter a finalidade voltada a um projeto e que possa favorecer a grupo classe, com criação do espaço investigador, em que cada criança faz um material de pesquisa com a sua própria criatividade.

3. Uso da produção de cada atividade e/ou vivência desenvolvida na sala de aula

Possibilite que as crianças criem a partir do trabalho sistemático que favorece a aprendizagem. Ou seja, a criança pode pensar em qualquer aula que participou e criar algo que irá proporcionar o registro do fechamento daquilo que aprendeu, a partir da necessidade pessoal de cada criança. 

Se foi necessário produzir uma régua para compor o material utilizado nas aulas, essa régua terá importância para o aprendizado daquele dia de trabalho com a matemática. Os produtos são relacionados ao aprendizado do dia e/ou do projeto, de forma a possibilitar uma retomada para o grande grupo desses materiais como contribuição ao coletivo. 

O professor deve refletir com a turma sobre cada elemento final produzido, para que, assim, possa existir o estímulo à produção autônoma do grupo.

4. Uso da criação da criança para o desenvolvimento da capacidade de associação das conexões sobre o mundo

Compreenda que uma das características mais importantes para a inovação, tanto na prática docente quanto na produção da criança, ocorre nas associações ocorridas nas aulas e na relação com os conhecimentos prévios da criança. 

As associações ocorrem quando o cérebro recria e processa informações em sequência, buscando aquilo que possui de mais característico e conhecido, dando-lhes lógica e coerência. 

Diante disso, as crianças e os professores inovadores relacionam ideias nas quais os demais indivíduos não enxergam relação. Cada associação é única nas elaborações, tanto da prática docente, quanto das crianças, acerca do mundo em que vivem. 

Outras habilidades das crianças que inovam no seu processo de aprendizado são capazes de criarem ideias sempre que uma atividade desafiadora é apresentada pelo professor.

5. Uso da observação para garantir que a criança tenha elementos concretos daquilo que verifica e questiona

Possibilite que as crianças observem tudo ao seu redor. Não apenas ver por ver, mas realizar os registros da forma, possibilidades de usos, tamanhos, características do que verifica, relacionando com aquilo que já conhece. 

O que é inovador, criativo e autônomo está sempre observando as coisas e realizando o que podemos chamar de criações ou insights. Essas observações são fundamentais para explorar novas ideias e construir novos parâmetros para concluir as atividades. 

Mecanismo para construção da atividade no Dia das Crianças

Destacamos a seguir como ocorre o processo criativo, inovador e autônomo no processo de aprendizagem das crianças e, além disso, como preparar o ambiente infantil na construção desses elementos:  

  • Exploração como mecanismo de reconhecimento das atividades: as crianças precisam reconhecer o que já sabem fazer e desenvolver o seu processo criativo, com aquilo que ainda precisa criar para a solução das situações cotidianas.
  • Período de maturação das ideias e posterior realização: é quando as informações vão se adaptando ao objetivo proposto e se conectam para dar origem à ideia. São realizadas inúmeras conexões, sendo necessário filtrar as melhores ideias para a realização da ação.
  • Criação a partir da construção das informações: é o momento fundamental em que se inicia a inovação para o processo criativo. É a iluminação para a organização daquilo que está sendo criado, ou seja, a ideia que surge quando menos a criança espera.
  • Finalização da atividade proposta: é notório que o processo criativo, inovador e autônomo requer tempo para sua realização. Como é o caminho final, existe uma relação de lacuna do processo até a finalização das etapas criativas. É normal que as crianças não lembrem dos passos percorridos desde a concepção até a realização da ideia. O mais importante é que, quando a ideia chega, as crianças estão envolvidas para essa realização e, normalmente, estão felizes e com uma ótima autoestima para a finalização do aprendizado elaborado. 

Conclusão sobre as comemorações do Dia das Crianças

Conclusão sobre as comemorações do Dia das Crianças

Por fim, afirmamos que, para a criança ser inovadora, criativa e autônoma, precisa ser feliz. Gostar de estudar, vivenciar situações construtivas, ter acesso à informação; criar, pensar e elaborar são atividades próprias das crianças na sua fase de desenvolvimento. 

Assim, neste Dia das Crianças, cabe à escola e ao professor conduzir o trabalho para o prazer e a produção das crianças que são necessários para garantir os direitos fundamentais a elas. Segundo a UNICEF, com a Declaração dos Direitos das Crianças (publicada em 1959), estes são os direitos:

Declaração dos Direitos das Crianças


Gostou de saber mais sobre como comemorar o Dia das Crianças? Então, confira nosso conteúdo sobre inclusão escolar e saúde mental no processo de aprendizagem!

Renata Araújo Jatobá de Oliveira é Investigadora de Pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa/Portugal; Doutora em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2 – França; Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil; Especialista em Éducation Pédagogique et Culture(s) de l’Altérité pela Université Claude Bernard Lyon 1 – França; professora de Ensino Superior; membro/formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/UFPE); consultora educacional com os programas Alfagestar (@alfagestar) e Criativa-Lar (@criativelar); palestrante; mentora para orientação dos estudos e seleções de mestrado e doutorado; e pesquisadora de educação e linguagem; autora de materiais didáticos e pedagógicos para a Educação Infantil e o Ciclo de Alfabetização.

Atua como Técnica Pedagógica na Secretaria de Educação do Recife e do Estado de Pernambuco. Possui o canal do Papo Educa (@papo_educa) para trabalhar com formação de professores envolvendo prática pedagógica, didática, metodologias do ensino com aulas remotas e ensino híbrido, entre outras temáticas. E-mail: renata_jatoba@hotmail.com.