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Como aplicar a aprendizagem baseada em projetos (PBL) com foco em carreira

Como aplicar a aprendizagem baseada em projetos (PBL) com foco em carreira

Aplicar o conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL – Project-Based Learning, em inglês) com foco em carreira é uma forma poderosa de relacionar o ensino com o mercado de trabalho, tornando a aula mais prática e relevante. Ao adotar essa abordagem em sala, é possível criar projetos autênticos e que desenvolvam nos alunos técnicas alinhadas às demandas de diferentes profissões.

A PBL nada mais é do que um jeito de fazer o aluno aprender na prática. Ou seja, ele vai desenvolver conhecimentos e habilidades ao enfrentar um desafio real, no qual terá que criar soluções e apresentar um produto final, e tudo isso de um jeito colaborativo. O conceito em si já aproxima muito o aluno do que ele vai enfrentar no mercado de trabalho, por isso, é possível aplicá-lo em sala com foco em carreiras profissionais. 

Aprendizagem Baseada em Projetos focada em carreira

Veja algumas dicas práticas para adotar esse método em sala de aula visando desenvolver nos alunos habilidades para o mercado de trabalho:  

1. Explore os objetivo de carreira

O primeiro passo é entender quais serão os focos dos desafios propostos. Para facilitar, você pode selecionar áreas mais abrangentes, como engenharia, design, saúde, tecnologia, meio ambiente, administração e educação. Depois, separe os alunos de acordo com o ramo que eles mais se identificam. 

O próximo passo é propor um projeto para cada área com desafios reais do ramo escolhido. Por exemplo, você pode propor que um grupo crie um plano de negócios para um aplicativo de saúde digital. Esse projeto pode envolver as áreas de TI, negócios e saúde.

2. Crie um problema realista e desafiador

O projeto deve partir de um desafio do mundo real. Por isso, pesquise quais podem ser os principais obstáculos de cada projeto proposto aos grupos e passe isso aos alunos. 

Considerando o exemplo anterior, você pode dizer que o aplicativo tem como público-alvo idosos (principalmente os que possuem mobilidade reduzida). No entanto, eles precisam considerar o fato de que essa faixa-etária tem menos afinidade com a tecnologia. E agora, como resolver?

Leia mais: Técnicas de estudo: para uma aprendizagem eficiente

Formule uma pergunta orientadora como a que acabou de ser apresentada, assim você lança uma problema que precisa ser analisado e solucionado. 

Também é possível propor projetos que terão impacto no ambiente escolar. Dessa forma, os alunos verão na prática a ideia deles surtindo efeito. Exemplo: “Como podemos desenvolver uma solução sustentável para o descarte de resíduos eletrônicos na escola?”.

3. Integre competências técnicas e socioemocionais

É importante que esse projeto desenvolva não apenas habilidades técnicas como também as habilidades comportamentais dos alunos. 

Isso significa que eles vão desenvolver competências técnicas da área escolhida, como criar ferramentas digitais ou fazer experimentos para ampliar o conhecimento científico deles, mas também vão trabalhar competências socioemocionais. 

Com isso, eles vão ampliar as famosas soft skills, que incluem saber trabalhar em equipe, ter uma boa comunicação e conseguir focar na resolução de problemas. Essas são habilidades que podem ser desenvolvidas em um trabalho em grupo e serão úteis em qualquer área do mercado de trabalho. 

4. Estabeleça parcerias com profissionais ou empresas

Para tornar a experiência ainda mais prática, convide profissionais de áreas relacionadas aos projetos dos alunos para que atuem como mentores, avaliadores ou até mesmo palestrantes. Assim, eles terão uma visão mais realista de qual caminho seguir e ainda poderão tirar dúvidas.

Nem sempre é possível levar esses profissionais ao ambiente escolar, portanto considere promover visitas técnicas a empresas, ONG’s e afins, ou propor entrevistas virtuais com especialistas.

5. Organize o projeto em etapas

Para que o projeto seja elaborado com calma, é interessante que você o divida em fases e peça aos alunos para ir entregando aos poucos. Dessa forma, você consegue avaliar e acompanhar cada etapa do projeto. Além disso, você conseguirá dar feedbacks para os alunos aprimorarem o que for preciso. 

Você pode dividir o projeto nas seguintes etapas:   

  1. Pesquisa e definição do problema
  2. Planejamento e prototipagem
  3. Execução e coleta de dados
  4. Apresentação final e reflexão

6. Adote ferramentas digitais e metodologias ágeis

Para a elaboração do projeto, os alunos podem contar com o auxílio da tecnologia. Mostre em sala como usar ferramentas como Trello, Canva, Google Docs, Miro ou até mesmo o ChatGPT para organizar algumas etapas. 

Leia mais: Alfabetizar com fluência: o papel da leitura e da IA na aprendizagem e equidade

No entanto, é importante explicar nas aulas que a tecnologia ajuda, mas é a autenticidade de um projeto que fará com que eles se destaquem no mercado de trabalho. A ideia é mostrar aos estudantes como eles podem aliar de forma responsável a tecnologia ao trabalho proposto. 

7. Avalie com base em competências

Na sua avaliação, considere o desempenho dos alunos em cada etapa do processo e não apenas o produto final. Veja alguns parâmetros que você pode utilizar na hora de avaliar o projeto:

  • Aplicação de conhecimentos da área profissional
  • Qualidade do produto final
  • Trabalho em equipe
  • Comunicação e apresentação
  • Colaboração individual
  • Impacto e relevância do projeto

8. Conecte com trilhas de carreira

No final da PBL focada em carreira, incentive os alunos a refletirem: “O que aprendi que pode ser útil na minha futura carreira?”. Em uma roda de conversa ou em feedbacks individuais, você pode relacionar o projeto com os objetivos de carreira de cada aluno.

Leia mais: Para além da sala de aula: como explorar ao máximo a potência dos Espaços Não Formais de Aprendizagem?

A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma forma de envolver os alunos, que vão entender na prática os desafios da carreira que eles pretendem seguir. Ao seguir essas dicas, ficará mais fácil aplicar essa metodologia em sala de aula e ajudar seus alunos a ter destaque no mercado de trabalho.

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