Menu

A construção do conhecimento científico na Educação Básica

25 de setembro de 2020,
E-docente

No mundo contemporâneo, as marcas da Ciência estão presentes em quase todos os espaços da vida cotidiana, seja no campo, seja nas cidades, o conhecimento científico está implícito e agregado na produção de todos os objetos industrializados e eletrônicos que predominam no nosso dia a dia (instrumentos agrícolas mecanizados, aparelhos para comunicação entre pessoas, computadores, cartões de crédito etc.).

Porém, pouquíssimas pessoas conhecem cientificamente a composição e o sistema de produção desses objetos.

Neste contexto, temos a escola com estudantes plenos de saberes prévios resultantes de suas experiências. Como trabalhar tudo isso de forma a desenvolver nos estudantes o pensamento lógico e estruturado do método de pensamento que leva ao conhecimento científico?

Leia também: Como nosso cérebro aprende: Neurociência, aprendizagem e BNCC

Ensinamos a Ciência como disciplina ou como método de pensamento?

Na escola, de maneira geral, temos a prática de ensinar Ciências como disciplina. Que tal se agora, nós educadores, nos comprometermos a ensinar Ciências como Método de Pensamento?

O método científico não é apenas um método que foi desenvolvido para solucionar algum assunto inexplicável por razões puramente técnicas. Ele representa o único método de pensamento que se revelou frutífero em qualquer assunto – isto é o que queremos dizer quando chamamos de método científico. […]. Quando nossas escolas realmente tornarem-se laboratórios de construção de conhecimento, e não fábricas equipadas com informações, não será mais preciso discutir o lugar da ciência na educação. (DEWEY, 1974, pp.184-192)

Fundamentos da construção do conhecimento científico

Devemos atentar a estes 5 pontos para pensarmos no ensino de Ciências como método de pensamento:

  1. Por que ensinar? – Qual o objetivo de ensino do educador (conteúdos, mas apenas conteúdos)?
  2. O que ensinar? – O que os estudantes sabem sobre o tema (conhecimentos prévios, senso comum)? Quais as dúvidas e como eu, no papel de educador, posso contribuir com novos conhecimentos?
  3. Como ensinar? – Como apresentar o conteúdo a ser ensinado de modo contextualizado para que os estudantes investiguem o tema (contextualização e problematização)?
  4. Avaliação do processo – Quais os resultados do processo de investigação (o experimento)?
  5. Registro do processo – Qual a melhor maneira de registrar o processo de aprendizagem pelo qual o estudante se torna consciente do que aprendeu e, ao mesmo tempo, evidencia para o educador o que foi aprendido (avaliação)?

A figura abaixo traz os 5 pontos mencionados em forma de espiral, no intuito de  mostrar que o processo de crescimento é contínuo, ou seja,  eu retorno sempre ao ponto 1, mas não da mesma forma, e sim, com o processo de construção em um nível mais avançado. Desse modo, a avaliação e o registro são partes intrínsecas e imprescindíveis para o sucesso do método.

Fig. 1: Espiral dinâmica do ensino de Ciências como método científico

 O que é construir o conhecimento científico?

Construir o conhecimento científico é iniciar os estudantes no uso social da lógica e da linguagem científica, oferecendo-lhes oportunidades práticas de sustentar o conhecimento como processo de investigação fundamentado nos valores de uma sociedade sustentável.

Para que esse conceito de construção fique claro, é importante também entender a Ciência como um conhecimento necessariamente fundado por:

  • basear-se em argumentação racional auto demonstrável;
  • formular hipóteses (suposições justificadas e baseadas em argumentos) e meios para desenvolvimento, análise e verificação;
  • ter compromisso com a esfera coletiva – ser um conhecimento público, questionável e verificável por qualquer um que se qualifique para isso;
  • poder compreender como as coisas funcionam exerce fascínio sobre os estudantes, instiga-os a descobrir, a procurar respostas, a tentar reproduzir fenômenos – a agir de maneira científica. O estudo do sentido e da explicação do “o que”, do “por que”, do “quando” e do “como” de todas as coisas é a missão básica de todas as ciências, práticas e saberes que devem ser descobertos e trabalhados na escola.

Leia também: Aprendizagem baseada em competências

Qual a intencionalidade pedagógica (objetivos de ensino) para a construção do conhecimento científico?

A intencionalidade pedagógica para a construção do conhecimento científico deve estar baseada em auxiliar o estudante no desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • capacidade de conceituar um problema a ser investigado e justificar o motivo pelo qual será estudado;
  •  organizar seu pensamento de maneira lógica e crítica;
  • saber partir de noções e saberes ligados ao senso comum da comunidade ou aos seus conhecimentos prévios e registrá-los como primeira etapa do processo de investigação;
  • desenvolver e mensurar diferentes técnicas de investigação e pesquisa: selecionar fontes de informações, definir hipóteses de pesquisa e procedimentos que possam ser testados para resolver o problema em estudo;
  • “aprender a aprender”, ou seja, saber pesquisar de maneira autônoma e respeitosa em relação à diversidade e à relatividade de abordagens de um campo do saber (saber produzir conhecimento de modo a valorizar e a respeitar a diversidade de ideias).

Conclusão

Neste texto, abordamos o percurso de construção do conhecimento científico que os estudantes trilham ao longo de sua escolaridade. Nós educadores devemos ser os verdadeiros parceiros deles nesta jornada. Não é uma tarefa fácil, mas possível!

Leia também: Aplicativos para o ensino de ciências e biologia

Sugestões de referências

  • Educação Infantil: O Remédio Maravilhoso do Jorge, Roald Dahl. Editora 34
  • Ensino Fundamental: O Livro Perigoso para Garotos, Hall Iggulden. Editora Galera e O que Einstein Disse a Seu Cozinheiro – Vol.1: A Ciência na Coizinha, Robert L. Wolke. Editora Zahar
  • Ensino Médio: E Se? – Respostas Científicas para Perguntas Absurdas, Randall Munroe. Editora Companhia das Letras
  • Inclusão: Aprendizagem baseada em projetos como forma de inclusão in Educar para transformar o mundo: inovação e diferença por uma educação de todos e para todos. SENNA, Célia Maria Piva Cabral e LOPES, Graziela Miê Pereira. Organizadores: BOCCIOLESI, Enrico; ORRÚ, Sílvia Ester. Campinas, SP: Libran Editora, 2019

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Um breve percurso sobre políticas públicas de educação inclusiva no Brasil: o quanto já avançamos?
13 de março de 2026

Um breve percurso sobre políticas públicas de educação inclusiva no Brasil: o quanto já avançamos?

São mais de 30 anos desde a Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, ocorrida na Espanha, com a difusão das...
O desenvolvimento da escrita nos anos iniciais: desafios e práticas
12 de março de 2026

O desenvolvimento da escrita nos anos iniciais: desafios e práticas

Embora o ensino da leitura e da escrita seja uma das atividades básicas da instituição escolar em todos os seus...
Direito ao lazer: uma proposta para explorar o tema em aula
11 de março de 2026

Direito ao lazer: uma proposta para explorar o tema em aula

Em meio a rotinas frenéticas, a dias agitados e a uma vida acelerada, os momentos de lazer tornam-se cada vez...
Curadoria digital para professores: onde encontrar recursos educacionais abertos (REA) de qualidade e gratuitos
10 de março de 2026

Curadoria digital para professores: onde encontrar recursos educacionais abertos (REA) de qualidade e gratuitos

A internet traz grande facilidade na pesquisa de materiais pedagógicos. Além de uma ampla opção de conteúdos, é simples fazer...
O PPP da escola sob a perspectiva da triangulação didática
9 de março de 2026

O PPP da escola sob a perspectiva da triangulação didática

Um dos documentos mais importantes de toda escola, que reúne as metas a serem atingidas, os sonhos a serem alcançados...