atividades para alunos sem internet

Sabemos que o ensino remoto se instaurou de forma abrupta no cenário educacional em março deste ano, e ainda enfrentamos as desigualdades relativas ao acesso à internet.

Para esses casos, as alternativas se apresentam por meio de aulas nos canais de rádio e TV, além dos materiais impressos. Mas também temos visto experiências bastante solidárias quando alguém da comunidade com acesso à internet reúne algumas crianças para o compartilhamento da aula ao vivo!

De todo modo, paira no ar uma dúvida na cabeça do professor: será que os estudantes estão fazendo as atividades sozinhos? Ou serão as respostas dadas por algum familiar? Sem sombra de dúvidas, essa preocupação é muito legítima, afinal nos colocamos a adaptar um plano de ensino presencial para o remoto.

Para minimizar essa provável recorrente situação e gerar atividades que permitam a participação dos familiares é uma alternativa interessante.

Não só pelo trabalho em equipe e pela aproximação familiar como também por serem atividades que não necessitam da Internet para a sua execução. Ou seja, todos e todas podem realizá-las e aprender de modo significativo.

Sendo assim, neste texto, apresentamos duas propostas nas quais a interação nos lares é parte integrante.

Proposta 1

Habilidades da BNCC:

  • Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
  • Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
  • Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Situação-problema:

Se vocês tivessem a oportunidade de ladrilhar a sua casa com a condição de desperdiçar o mínimo possível da cerâmica, como poderiam fazer essas medidas? Qual será a melhor possibilidade?

A atividade deve conter orientações para o estudante e sua família, deixando claro o papel de cada um na execução, desse modo, sugerimos a tabela disponível para download aqui para a família e a folha de registro do estudante somente com a 1ª coluna, assim orientamos melhor os momentos para as intervenções dos familiares.

Para além dos saberes matemáticos, o produto desta atividade possibilitará ao professor conhecer aspectos das condições de moradia de cada estudante de sua turma. Em algumas localidades com difícil acesso, muitas vezes conhecemos pouco acerca da realidade na qual estão inseridos.

Proposta 2

Competência Geral:

  • Repertório cultural
  • Expressão de sentimentos, ideias, histórias e experiências por meio das artes.

A atividade consiste em produzir uma paródia utilizando uma música do repertório local. O texto deverá ser construído com os familiares de modo a contemplar na paródia um espaço para cada pessoa expressar as emoções vivenciadas neste tempo pandêmico.

O produto desta atividade dará indícios dos sentimentos experimentados na família e, por conseguinte, “pistas” de temas a serem explorados com maior atenção em outras oportunidades. Precisamos nos preparar para o acolhimento!

Leonora Pilon Quintas