atividades projeto de vida

Foco: Projeto de Vida

Tema: Identidade

Atividade: Quem sou eu?

Duração: 1 aula

Objetivo

– Identificar as características individuais que constituem a identidade.

– Refletir sobre como as relações sociais influenciam na constituição da identidade de cada pessoa.

Competências gerais da BNCC trabalhadas em Projeto de Vida

1. Conhecimento; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.

Proposta de atividade sobre projeto de vida

Assista ao vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=rbg8NyUxCic em que a antropóloga Lilian Moritz Schwarcz discute como a identidade das pessoas se constrói e transforma em projeto de vida.

Converse com sua família sobre as ideias apresentadas no vídeo e em seguida responda às questões:

  1. Você concorda com a explicação da antropóloga sobre o modo como as pessoas constroem suas identidades? Justifique. Resposta pessoal.
  2. Quais aspectos você percebe terem influenciado na construção da sua identidade? É esperado que o estudante faça referência a experiências no âmbito familiar e social.
  3. Segundo a antropóloga, exercemos diversos papéis ao longo da vida e todos eles constituem quem somos. Quais papéis você exerce nas relações que estabelece com as pessoas? Resposta pessoal.
  4. Você acredita que a experiência do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 pode influenciar sua identidade de algum modo? Explique. Resposta pessoal.

Com essa atividade, discuta sobre o projeto de vida e as transformações através do ensino.

Itale Cericato

Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola.

Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.