dia nacional do livro

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

No dia 29 de outubro, comemora-se nacionalmente do Dia do Livro. A data representa um excelente momento para valorizar o papel do livro em nossa sociedade, tal como refletir acerca de sua importância na formação de crianças e jovens.

O livro e a escola são uma dupla muito forte, visto que os livros didáticos e os livros literários são recursos muito presentes na educação em vários lugares do mundo. O contato com materiais de qualidade faz com que os professores planejem aulas mais interessantes e fundamentadas.

Já o impacto do livro na vida do estudante está diretamente ligado ao seu desenvolvimento, tanto individual quanto coletivo.

Neste artigo, confira a origem do Dia Nacional do Livro e veja também quais atividades podem ser realizadas na escola para comemorar a data.

Entenda a origem do Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro é uma homenagem à criação da Biblioteca Nacional, localizada na cidade do Rio de Janeiro. O fato está relacionado à vinda da Família Real e à transferência da Real Biblioteca Portuguesa para a colônia, em 1810.

A Biblioteca Nacional é considerada a mais antiga instituição brasileira, visto que existe antes mesmo da Constituição Federal. Ou seja, a biblioteca faz parte do Brasil antes mesmo deste ser uma nação independente.

Isso mostra como os livros estão na veia de nosso país e fazem parte de nossa cultura. Um fato curioso é que a Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina e uma das 10 maiores do mundo, segundo a UNESCO.

Tanto a transferência da biblioteca quanto a vinda da Família Real são marcos históricos que traçam a origem do nosso país. A data comemorativa é, portanto, muito adequada como assunto nas aulas de História, além de um excelente motivador para engajar os jovens nos estudos do surgimento do Brasil.

Ainda sobre os livros no Brasil, a edição literária foi iniciada em nosso país em 1808, quando D. João VI realizou a fundação da Imprensa Régia. Marília de Dirceu, importante obra pré-romântica de Tomás Antônio Gonzaga, foi o primeiro livro publicado em solo brasileiro.

Porém, a efervescência editorial no Brasil só começou em 1925, quando Monteiro Lobato fundou a Companhia Editora Nacional.

Em relação à celebração mundial, o dia 23 de abril foi o escolhido para o Dia Internacional do Livro. Isso mostra que no Brasil celebramos o valor do livro duas vezes ao ano, sendo uma vez no primeiro semestre e outra no segundo.

Atividades para o Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro representa uma oportunidade para a escola realizar atividades de valorização da leitura. A seguir, veja algumas ações para celebrar a data em ambiente escolar.

Clube do Livro

A realização de um Clube do Livro é muito adequada dentro das instituições educativas. O Dia Nacional do Livro pode ser o começo ideal dos encontros para a discussão de obras literárias. Além da socialização, um grupo para conversar sobre títulos diversos envolve o contato com diferentes tipos de Literatura e o aumento do leque de autores e estilos.

Os encontros funcionam da seguinte forma: todos os participantes indicam um livro e é realizado um sorteio. O ideal é que sejam livros fáceis de adquirir, seja em acervos de biblioteca ou títulos em Domínio Público — como O Pequeno Príncipe e toda a obra de Machado de Assis.

Com os exemplares em mãos, o grupo decide até onde lerão para o próximo encontro, e assim por diante até a finalização da leitura. Lendo juntos, os alunos compartilham suas impressões, suas pré-suposições e opiniões acerca da obra.

Feira de Livros

No dia 29 de outubro, pode ser promovida uma Feira de Livros na escola. Para celebrar o Dia Nacional do Livro, a instituição pode organizar um espaço para a troca de obras literárias seminovas. Assim, cada aluno leva livros que possui em sua casa e o troca por um novo título.

Fundamentada na coletividade, essa atividade ainda coloca em pauta questões como o consumo consciente e o valor dos livros, que não se perde ao fim da leitura.

É interessante que todos os membros da comunidade escolar participem, trocando seus livros já lidos por outras obras de interesse. Assim, realiza-se a integração entre alunos, professores, gestores, demais funcionários e até mesmo familiares, todos valorizando o ato de ler e trocar.

Oficina de escrita

Uma outra atividade muito válida no Dia Nacional do Livro é a incitação à prática de escrita. Além de ser um ambiente em que a leitura é valorizada, é essencial que a escola seja também um bom lugar para despertar a escrita criativa.

A instituição pode dispor de uma sala com folhas (de vários tamanhos), cadernos e canetas, compondo um espaço apropriado para a manifestação artística por meio da arte da palavra.

Indica-se fortemente uma estante nesse ambiente de produção, dispondo dicionários, dicionário de antônimos, dicionário de rimas, obras clássicas, obras contemporâneas etc. Os professores podem se revezar para ocupar a sala, auxiliando os estudantes em suas produções literárias.

Ao final, a escola pode montar uma biblioteca com as obras criadas na sala, valorizando os alunos artistas.

Mural de crítica literária

Há muitos anos, tem-se a crítica literária como uma atividade muito valorizada culturalmente. A escola pode ser um espaço para o compartilhamento de críticas feitas por alunos, uma vez que o leitor, ao ler um livro, passa a ter opiniões e reflexões acerca da obra.

A crítica, além de evidenciar os livros, propaga os ideais de quem a escreve, ressaltando a importância das várias interpretações possíveis na arte literária.

Na semana em que é comemorada o Dia Nacional do Livro, a escola pode confeccionar um mural para que os alunos afixem suas críticas de livros lidos.

A ideia é que o mural de crítica literária seja bastante chamativo e atraia os olhares de quem passar por ele, despertando o interesse em ler os livros criticados pelos alunos.

É interessante deixar os alunos à vontade para criticar positivamente ou negativamente as obras, destacando a importância de explanar a opinião de forma clara e respeitosa.

Meu Escritor Favorito

Cada aluno possui uma predileção, e é fundamental que a escola reconheça e valorize isso. Uma forma de realizar essa valorização das preferências literárias dos estudantes pode acontecer no Dia Nacional do Livro, com a composição de um mural de fotos dos escritores.

O diferencial e desafiador dessa atividade é que os alunos devem representar seus escritores favoritos, e não simplesmente selecionar uma imagem destes.

O mural Meu Escritor Favorito coloca os estudantes para refletirem sobre seu ídolo literário e reproduzirem suas características físicas.

Essa é uma ótima forma de exaltar figuras da Literatura e realizar uma atividade que envolve criatividade e produção de paráfrases. Uma dica é colocar a foto do aluno junto da foto em reprodução, para que os visualizadores comparem os dois retratos.

Veja as obras aprovadas no PNLD Literário 2020

O PNLD Literário, parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, distribui obras literárias para as escolas públicas brasileiras. Além de livros para a composição de acervos na biblioteca, o programa de 2020 distribuirá dois exemplares para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Sendo assim, as escolas devem escolher as obras que cada aluno matriculado vai receber.

Por seu compromisso com a qualidade, as editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual tiveram ao todo 25 obras literárias aprovadas no programa. Com autores renomados, como Ana Maria Machado, Ivan Jaf e Augusto Cury, com certeza o catálogo possui obras adequadas à prática pedagógica de sua escola.

Que tal aproveitar o Dia Nacional do Livro para conhecer e selecionar os melhores livros literários para sua escola? Veja as obras aprovadas das editoras Ática e Scipione e das editoras Saraiva e Atual.

Conheça outras datas comemorativas

Além do Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, outras datas comemorativas possuem ligação com os livros. Em todas estas datas, o livro merece ter a celebração nas escolas de alguma forma.  São elas:

  • 27 de fevereiro – Dia do Livro Didático;
  • 2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil;
  • 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil;
  • 23 de abril – Dia Mundial do Livro;
  • 12 de outubro – Dia Nacional da Leitura.

Conclusão

O Dia Nacional do Livro é uma data brasileira que busca lembrar da sua importância na construção de nosso país. A data – 29 de outubro – marca a começo oficial da Real Biblioteca, ou Biblioteca Nacional, como conhecemos.

Em ambiente escolar, o livro é um recurso fundamental para a formação dos alunos. O Dia Nacional do Livro pode promover diversas, e divertidas, atividades escolares.  Além de uma quebra na rotina, essas atividades ocasionam a valorização da leitura e da escrita, ações essenciais na Educação.