MENU

Projeto de empreendedorismo na escola: 5 dicas de como aplicar no ensino médio

25 de agosto de 2025,
E-docente
Projeto de empreendedorismo na escola 5 dicas de como aplicar no ensino médio

Entre o quarto trimestre de 2019 e o último trimestre de 2024, a quantidade de jovens e adolescentes brasileiros (entre 14 e 24 anos) fora do mercado de trabalho caiu de 25,2% para 14,3%, segundo o Ministério do Trabalho (MTE). E uma forma de manter, e até melhorar esses números, é por meio da implementação de algum projeto de empreendedorismo na escola, que incentiva o protagonismo juvenil.

Com esse tipo de projeto, os jovens desenvolvem habilidades práticas e despertam uma visão mais ampla sobre o mercado de trabalho e as possibilidades de geração de renda. Ao aplicar atividades empreendedoras no ensino médio, os jovens têm a oportunidade de colocar ideias em prática, aprender sobre gestão, finanças, inovação e resolver problemas reais, o que os prepara melhor para o futuro profissional.

Leia mais: Período de Escolha do PNLD 2026 Ensino Médio: Fique Atento às Datas!

Embora o acesso à informação seja amplamente disponível na era digital, é na escola que os alunos se preparam verdadeiramente para o futuro que vão encontrar quando entrarem na vida adulta.

Por isso é tão importante que os professores incentivem esse tipo de comportamento empreendedor e profissional por parte dos alunos (que, inclusive, podem sequer saber da possibilidade de empreender no futuro, e acreditam que o futuro está reservado apenas para trabalhos de carteira assinada).

Os benefícios de um projeto de empreendedorismo na escola

A partir de projetos de empreendedorismo, os jovens têm a chance de desenvolver autonomia e independência. 

De acordo com um levantamento do Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do IBGE, entre  2013 e 2023, a quantidade de jovens empreendedores cresceu 23% no Brasil. Desses, 91,4% são empreendedores por conta própria, o que reforça a importância da autonomia em um contexto como esse.

Mas apesar desse incentivo à autonomia, um projeto de empreendedorismo também pode incentivar o trabalho em equipe entre os alunos. Também ajuda os jovens a criar senso de responsabilidade, principalmente por ensinar noções de gestão e finanças.

Fatores como a inovação e a criatividade também fazem parte da rotina de um empreendedor, portanto, um projeto desse tipo pode despertar esses atributos na prática.

Como aplicar um projeto de empreendedorismo na escola

O projeto de empreendedorismo pode ser grande, envolvendo diversas disciplinas (ou até mesmo a escola inteira) ou trabalhado dentro de sala de aula. Tudo vai depender dos recursos da escola, do engajamento da equipe pedagógica e dos objetivos a serem alcançados. Vamos a algumas dicas que podem ajudar:

1. Estabeleça um tema 

Se estiver totalmente perdido na elaboração desse projeto, o primeiro passo seria definir um tema. Aqui, o importante é não ser não genérico, como “empreendedorismo”, mas algo específico, como “empreendedorismo sustentável”, “negócios de impacto social” ou “economia criativa”. Assim fica mais fácil elaborar as atividades.

2. Monte um cronograma

Depois de ter um tema bem estabelecido, para manter a organização do projeto, cabe um cronograma detalhado, que contemple todas as etapas envolvidas (desde o momento em que os alunos começam a pensar em suas ideias, até a execução em si). Isso ajuda os professores a não se atrapalhar no processo.

3. Trabalhe com o que é palpável

Ficar só na teoria não vai ajudar os alunos a verem de perto os resultados de seus esforços. É necessário trabalhar com algo palpável: um produto, serviço, protótipo, etc. Dá mais sentido ao aprendizado.

4. Procure parcerias externas

Que tal pensar longe? A parceria com empresas de verdade, universidades ou até mesmo ONGs pode deixar os alunos ainda mais animados com o projeto. Se for o caso, o planejamento exige ainda mais antecedência.

Leia mais: Identidade Saraiva Educação Física: conheça a Obra aprovada do PNLD 2026 Ensino Médio

5. Deixe que os alunos mostrem o resultado com orgulho

Organizar uma feira aberta para todos, inclusive os familiares, pode ser uma forma de aumentar a satisfação dos alunos e mostrar que eles são capazes. 

Projeto de empreendedorismo na escola: ideias práticas

Agora que já sabe como elaborar esse projeto, vale trazer algumas ideias que podem ser colocadas em prática para mostrar aos alunos a relevância do empreendedorismo:

1. Simulação de Shark Tank

O Shark Tank é um programa de televisão em que os empreendedores levam suas ideias e os “jurados” (executivos) decidem se querem investir ou não. Uma ideia para esse projeto seria colocar professores como esses executivos, para que os alunos mostrem seus planos de negócio. É interessante para ver até onde a criatividade dos jovens pode chegar.

2. Feira de empresas

Outra ideia é que os alunos criem suas marcas com base em algum produto artesanal, que eles mesmos façam. Pode ser bijuteria, velas aromáticas, sabonetes artesanais, chaveiros, ecobags personalizadas, cadernos feitos à mão, peças de crochê, arte ou até comida.

Leia mais: Guia do Edital PNLD Ensino Médio 2026: seu aliado para a escolha certa

Os alunos devem criar toda a identidade visual da marca de seus produtos, redes sociais, logotipo, slogan etc. As ideias podem ser todas expostas em uma feira de pequenas empresas fictícias.

Conclusão

O projeto de empreendedorismo na escola traz a oportunidade de ensinar conceitos como lucro, investimento, público-alvo, análise de mercado, etc. Esses temas podem ser facilmente incorporados ao conteúdo das disciplinas: em matemática, por exemplo, é possível trabalhar porcentagens e cálculos de custos e lucros; em língua portuguesa, desenvolver campanhas publicitárias e apresentações orais. Assim, o projeto se torna mais significativo e prepara os alunos para a carreira e para a vida em si.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

O esgotamento profissional (Burnout) em professores: causas, sinais e estratégias de prevenção
26 de agosto de 2025

O esgotamento profissional (Burnout) em professores: causas, sinais e estratégias de prevenção

Este artigo trata da importância de cuidar da saúde mental dos educadores e de promover um ambiente de trabalho mais...
Do Seu Jeito Sociologia: obra do PNLD 2026 que inspira o protagonismo dos estudantes
25 de agosto de 2025

Do Seu Jeito Sociologia: obra do PNLD 2026 que inspira o protagonismo dos estudantes

Aprovada no PNLD 2026 Ensino Médio, a obra Do Seu Jeito Sociologia, da Editora Ática, tem chamado a atenção por...
Projeto de empreendedorismo na escola: 5 dicas de como aplicar no ensino médio
25 de agosto de 2025

Projeto de empreendedorismo na escola: 5 dicas de como aplicar no ensino médio

Entre o quarto trimestre de 2019 e o último trimestre de 2024, a quantidade de jovens e adolescentes brasileiros (entre...
Do Seu Jeito Filosofia: por dentro da obra do PNLD 2026 com o autor Sílvio Gallo
22 de agosto de 2025

Do Seu Jeito Filosofia: por dentro da obra do PNLD 2026 com o autor Sílvio Gallo

A obra Do Seu Jeito Filosofia, aprovada no PNLD 2026 para o Ensino Médio, chega com uma proposta inovadora: transformar...
Período de Escolha do PNLD 2026 Ensino Médio: Fique Atento às Datas!
22 de agosto de 2025

Período de Escolha do PNLD 2026 Ensino Médio: Fique Atento às Datas!

O tempo voa, e o período de escolha das coleções de livros didáticos do PNLD 2026 Ensino Médio está prestes...