EM13LP01
26 de junho de 2025,
EMERSON THIAGO SOUSA ALBUQUERQUE
Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos
Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Veja mais

24 de setembro de 2025
A importância da rede de apoio para professores: como a ajuda mútua fortalece a educação
"Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira". O famoso provérbio africano ressoa profundamente no contexto educacional. Ele remete...

23 de setembro de 2025
O que é, afinal, fluência leitora?
Atualmente, numerosas são as estatísticas que revelam a “fluência leitora” de estudantes em diferentes fases do Ensino Fundamental. Para alimentar...

22 de setembro de 2025
Cibersegurança na escola: protegendo dados e alunos no ambiente digital
A cibersegurança na escola tornou-se uma preocupação fundamental diante da crescente digitalização dos processos educacionais contemporâneos. O aumento exponencial de...

19 de setembro de 2025
Técnicas de escuta ativa e acolhimento de alunos em vulnerabilidade e/ou sofrimento psíquico
O ambiente escolar apresenta contextos e histórias dinâmicas, muitas vezes consolidando cenários complexos de vulnerabilidade social e sofrimento psíquico. Isso...

18 de setembro de 2025
O impacto do uso excessivo de telas e redes sociais no rendimento acadêmico de estudantes
Vivemos no “mundo do futuro”, ou seja, em um mundo mediado pela tecnologia e totalmente conectado; não temos mais como...