MENU

PNLD EJA: um marco para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil

13 de maio de 2025
E-docente
PNLD EJA

Sabemos que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma das maiores e mais importantes políticas públicas de apoio à Educação Básica no Brasil e que, para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), um dos principais objetivos é garantir que os estudantes, ao retomarem seus estudos, encontrem recursos adequados à sua realidade. Contudo, você já conhece todas as etapas, critérios e especificidades deste atual programa? Se ainda restou alguma dúvida, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre assunto nas próximas linhas. Vamos lá?  

O que é o PNLD EJA? 

Objetivos do Programa 

O PNLD EJA é a edição voltada, especificamente, para atender às necessidades da Educação de Jovens e Adultos. Esta edição (2026-2029) é dedicada aos segmentos 1 e 2 do Ensino Fundamental, equivalentes ao Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.  O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e distribui, gratuitamente, livros didáticos e materiais complementares para as redes públicas de ensino, alcançando milhões de estudantes em todo o país. Além dos livros impressos, o Programa também prevê a entrega de livros e recursos digitais, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. 

O principal objetivo do PNLD EJA é garantir a equidade no acesso a materiais pedagógicos de qualidade, respeitando as especificidades dos estudantes da EJA, que, muitas vezes, conciliam os estudos com o trabalho, a família e outros desafios. Entre os objetivos específicos, podemos destacar: 

  • valorizar trajetórias interrompidas e oferecer caminhos para a continuidade dos estudos; 
  • promover a alfabetização e o letramento crítico de jovens e adultos; 
  • apoiar os docentes com materiais atualizados e adaptados à realidade da EJA; 
  • estimular a permanência e o sucesso escolar desse público historicamente excluído. 

Estrutura e etapas 

O PNLD EJA segue um ciclo bem estruturado, que inclui: 

1. Avaliação e seleção de obras: editoras inscrevem livros e materiais, que são avaliados por especialistas do MEC, segundo critérios pedagógicos e técnicos. 

2. Escolha pelas escolas: professores e gestores das redes públicas escolhem, em sistema próprio do FNDE, as obras que melhor atendem às suas turmas. 

3. Distribuição: livros e materiais impressos são enviados para as escolas por meio da logística coordenada pelo MEC e FNDE, ao passo que os livros digitais e Objetos Educacionais Digitais (OEDs) são disponibilizados na plataforma do FNDE.  

4. Uso e acompanhamento: as escolas utilizam os materiais no dia a dia e podem avaliar a qualidade e adequação das obras selecionadas. 

Diferenciais da edição PNLD EJA 2026 

Um dos diferenciais desta edição é a ênfase na inclusão e acessibilidade. As obras aprovadas passaram por uma avaliação criteriosa que considerou aspectos como coerência teórico-metodológica, qualidade textual e adequação às diretrizes da EJA. Além disso, foram avaliados materiais digitais interativos e recursos em LIBRAS, visando atender às necessidades de todos os estudantes. Trata-se de uma abordagem que objetiva garantir que os materiais didáticos sejam não apenas informativos, mas também inclusivos e adaptados às diversas realidades de estudantes da EJA.  

A importância no cenário da Educação Brasileira 

É preciso reconhecer que a EJA ainda enfrenta muitos desafios no Brasil: altos índices de evasão, desigualdades regionais e invisibilidade histórica nas políticas públicas. Nesse sentido, o Programa aparece como uma resposta importante a essas questões, buscando garantir que cada estudante tenha acesso a materiais que dialoguem com suas vivências e necessidades. No contexto atual, em que ainda é preciso considerar a necessidade de recuperação da aprendizagem após os impactos da pandemia e diante do desafio de alfabetizar e letrar milhões de brasileiros adultos, fortalecer a EJA é uma ação estratégica para o país. 

O papel dos professores e gestores 

Nesse contexto, os professores e gestores aparecem como peças-chave. São eles que, no momento da escolha dos materiais, precisam avaliar com critério e consciência crítica as obras disponíveis, buscando aquelas que: 

  • sejam acessíveis e motivadoras para o público da EJA; 
  • valorizem a diversidade cultural e regional dos estudantes; 
  • dialoguem com temas contemporâneos e relevantes, como o mundo do trabalho, direitos humanos e sustentabilidade. 

Além da escolha, professores e gestores também têm a missão de garantir que os materiais sejam bem utilizados, incentivando práticas pedagógicas que valorizem a participação ativa dos estudantes e contribuam para reduzir a evasão escolar. 

Atenção, Educadores da EJA: Escolha dos Livros Didáticos Começou! 

A hora de escolher os livros chegou! 😉 

Educadores e gestores escolares têm até o dia 23 de maio para indicar suas preferências no Sistema PNLD Digital. 

Essa etapa é fundamental para assegurar que os alunos da Educação de Jovens e Adultos recebam materiais didáticos excelentes, acessíveis e relevantes para o seu dia a dia. 

O registro da escolha deve ser feito no site: pnlddigital.fnde.gov.br/login 

⚠️ Atenção: somente diretores com cadastro no sistema podem confirmar a seleção.

Conheça as nossas obras: 

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2026, abrangendo os dois segmentos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais 

O programa oferece uma variedade de materiais didáticos, incluindo coleções que abordam práticas de alfabetização, matemática, linguagens, cultura digital, ciências humanas e arte, além de leitura e escrita. 

Veja a seguir algumas obras aprovadas em parceria com a editora Casa do Saber: 

1º segmento – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 

Práticas do mundo do trabalho e territórios 

Autores 

Fernanda Pereira da Costa, Maria Cecilia Guedes Condeixa, Pedro Maciel da Costa Ferreira 

Este volume convida os estudantes da EJA dos anos iniciais do Ensino Fundamental a embarcarem em uma jornada de descoberta sobre o universo do trabalho. Ao explorarem as diversas faces do trabalho através do tempo, as dinâmicas de poder e as batalhas sociais, os alunos poderão tecer uma compreensão profunda de como o trabalho influencia a sociedade e configura os territórios. 

Este manual do professor serve como um catalisador para a reflexão sobre questões contemporâneas cruciais: a crescente precarização do trabalho, as persistentes desigualdades de gênero e raça, e o papel transformador das tecnologias no cenário laboral atual. Paralelamente, a obra mergulha na intrincada formação do território brasileiro, realçando a riqueza de sua diversidade cultural e as históricas lutas por direitos. 

O horizonte almejado é que os estudantes se reconheçam como protagonistas da mudança social, munidos da capacidade de edificar um futuro em que a justiça e a igualdade prevaleçam. 

Clique aqui para baixar gratuitamente. 

Práticas em Linguagem e cultura digital 

Autores 

Fernanda Pereira da Costa, Juliana Vegas Chinaglia, Márcia Mendonça, Maria Cecília de Camargo Aranha Lima, Maria Cecilia Guedes Condeixa e Rosane Acedo Vieira 

Esta obra, integrante do PNLD 2026 para a EJA, mergulha no universo das linguagens e da cultura digital, elementos cruciais para a construção de indivíduos com senso crítico em um mundo crescentemente interconectado.  

O livro do professor apresenta um conjunto de ferramentas e saberes direcionados aos educadores que atuam com jovens, adultos e idosos, capacitando-os a auxiliar seus alunos na compreensão e na expressão por meio das variadas formas de comunicação digital. 

Baixe agora o Manual do Professor da obra do PNLD EJA 2026 

2º segmento – Anos Finais do Ensino Fundamental 

Coleção: Práticas de Leitura e Escrita 

Autores 

Louise Conceição Pereira Tanajura e Milena Ramos Aires Carvalho 

A leitura e a escrita são práticas sociais dinâmicas, intrinsecamente ligadas aos contextos em que se manifestam. Propomos um ensino que explora as condições sociais, históricas e culturais dos textos, valorizando a diversidade de gêneros e práticas de letramento, compreendendo a língua como fenômeno social e cultural. 

Nosso objetivo é desenvolver competências essenciais para a vida contemporânea, como leitura crítica, escrita criativa e oralidade eficaz. Buscamos promover a formação de cidadãos ativos, capazes de refletir sobre questões sociais e políticas, participar de debates e tomar decisões conscientes. 

Baixe a coleção do PNLD EJA no site e-docente 

Conclusão 

Por tudo isso, vemos que o PNLD EJA não é apenas uma política de distribuição de livros. É uma oportunidade de renovar o compromisso da escola pública com a inclusão e a justiça social. Desse modo, é fundamental que os educadores estejam informados e mobilizados, aproveitando desse novo ciclo para contribuir com o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 

Compartilhar: