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EJA do Ensino Médio: como o ensino à distância pode ser uma alternativa

30 de abril de 2025
E-docente
EJA do Ensino Médio EAD

O perfil dos alunos da EJA do Ensino Médio

Professores que já atuaram na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente na EJA do Ensino Médio, sabem que um dos grandes desafios para essa modalidade não está na capacidade dos alunos em compreender os conteúdos mediados nem na determinação deles em acompanhar as orientações pedagógicas, uma vez que o aluno da EJA, em grande parte das vezes, traz consigo a urgência pela aprendizagem de quem teve o direito aos estudos cerceado ou precisou se afastar da escola por demandas familiares.

Essa urgência frequentemente é acompanhada por cobranças profissionais ou motivações pessoais que exigem a apropriação de um conhecimento formal consolidado pelo processo de escolarização.

A urgência e os desafios enfrentados pelos estudantes da EJA

Se, por um lado, então, podemos dizer que não falta disposição, motivação e empenho nos alunos da EJA para a conclusão de suas trajetórias escolares, por outro lado, precisamos reconhecer que aquelas mesmas cobranças profissionais e familiares que o motivam a continuar estudando podem, igualmente, exigir desse público mais tempo do que ele tem disponível para seguir uma rotina diária de dedicação em um espaço educacional fixo, impondo o inevitável abandono ou adiamento dos estudos.

Educação a Distância: uma resposta à sobrecarga da vida moderna

Pensando em todo esse contexto conflitante entre uma necessidade por formação indo de encontro a uma vida cada vez mais sobrecarregada, cabe considerarmos a Educação a Distância (EaD) como uma potente alternativa para que os estudantes da EJA possam alcançar seus objetivos dentro de suas possibilidades de dedicação.

A trajetória da Educação a Distância no Brasil

Início do século XX: os primeiros passos da EaD

As práticas envolvendo educação a distância, no Brasil, têm uma trajetória de muito tempo, algumas delas remontando até o início do século passado. Década após década, tais práticas atravessaram diferentes contextos e foram mediadas por toda sorte de suporte, passando, por exemplo, pelos cursos profissionalizantes por correspondência, pela formação através de programas de rádio e televisão, por materiais digitais disponibilizados via disquete ou CD-ROM até, no momento mais atual, pela formação através de plataformas online.

Década de 1990: a consolidação da EaD no Brasil

Mesmo com todas as ações realizadas ao longo dos anos, seja de modo mais sistemático ou mais descontínuo em torno da formação educacional a distância, foi a partir dos anos 1990 que vimos o fortalecimento da EaD no cenário educacional nacional.

O papel da legislação no fortalecimento da EaD

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996)

Em 1996, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, tivemos a menção à essa modalidade como um compromisso do poder público, conforme observamos em seu Artigo 80:

O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

Criação da Secretaria de Educação a Distância (SEED)

Um ano antes, no entanto, já havia ocorrido outro movimento de defesa da EaD através da criação, pelo Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação a Distância (SEED), ação que representou um marco institucional no fortalecimento da EaD como uma relevante estratégia para democratizar o acesso à educação no país.

Educação a Distância na EJA: como funciona atualmente

Hoje, portanto, a Educação a Distância é uma modalidade do ensino consolidada no panorama educacional nacional, que já impactou a vida de milhares de alunos de todas as regiões do país, tanto no nível da educação básica, quanto no ensino superior. Vale ressaltar que essa modalidade só está disponível para a educação básica em situações emergenciais ou específicas, como é o caso da EJA, conforme consta no decreto nº 9057/20172, que regulamenta a oferta de EaD no Brasil.

Condições para se matricular na EJA a distância

Caso, então, o aluno jovem ou adulto queira concluir seus estudos no ensino médio, mas não disponha, em sua rotina de vida, do tempo necessário para ir diariamente ao colégio nos horários estipulados pela instituição, ele encontrará na educação a distância uma consistente alternativa de formação.

Leia mais: O que é EJA e como funciona?

Para se matricular em uma turma de Ensino Médio da EJA a distância, o estudante precisa ter, no mínimo, 18 anos e o Ensino Fundamental completo. Dependendo da instituição que oferecer a formação, a inscrição pode ser feita presencialmente ou mesmo online. Tratando especificamente do setor público, as redes estaduais de ensino são as principais responsáveis pelas ofertas desses cursos.

Modelos de oferta da EJA a distância

O modelo semipresencial: flexibilidade com apoio presencial

O modelo mais comum ofertado é o semipresencial, que combina estudos online com alguns encontros presenciais para tirar dúvidas, realizar avaliações e atividades.

Acesso a plataformas, materiais didáticos e videoaulas

O processo de estudo costuma ser feito através de plataformas online e do acesso a materiais didáticos, que seguem os mesmos conteúdos dos currículos das turmas presenciais. Geralmente, as secretarias estaduais utilizam plataformas próprias ou em parceria com outras instituições para disponibilizar esses materiais, além de videoaulas e canais de comunicação com professores.

Polos de apoio: suporte presencial e tecnológico

Outra característica, que pode variar de acordo com a rede de ensino, é a oferta de polos de apoio, nos quais os alunos podem ter acesso a computadores, bibliotecas e aos tutores e professores para tirar dúvidas.

Avaliação e certificação na EJA a distância

Ao final do curso, o aluno passará por um processo avaliativo que, novamente, a depender da instituição, pode ser feito totalmente online ou presencialmente.

Leia mais: Como desenvolver atividades para o EJA

O diploma de conclusão é o mesmo dos alunos do ensino regular, não constando nenhuma identificação de que o curso foi feito a distância. Essa informação é importante, pois ratifica que o modo como os conteúdos são tratados não é impactado negativamente pela diferença de abordagem formativa.

Vantagens da EJA a distância para jovens e adultos

Em síntese, podemos concluir que há, no Brasil, uma possibilidade bastante sólida para que alunos jovens e adultos concluam o Ensino Médio. Dentre as vantagens da educação a distância para aqueles sem tempo regular de dedicação aos estudos, há a flexibilidade dos horários, já que o aluno consegue se organizar de acordo com sua disponibilidade de tempo, assim como o fator econômico, uma vez que não será preciso arcar com os gastos de transporte e alimentação, custos que podem ser determinantes na decisão de continuar ou não a frequentar a escola.

Limitações e desafios da EaD para a EJA

Sabemos que, em muitos casos, a possibilidade de formação a distância não será o suficiente, uma vez que vivemos em um país com elevado grau de desigualdade social e que o simples acesso a uma plataforma online pode ser um impeditivo.

A importância do papel do professor na orientação de caminhos alternativos

Ainda assim, é importante que os professores tenham essa opção na hora de orientar seus alunos sobre caminhos alternativos, que podem levá-los a conquistar a tão almejada formação escolar, principalmente aqueles que fazem parte da EJA do Ensino Médio, que buscam formas flexíveis e acessíveis de concluir seus estudos.

Minibiografia do autor

Com sólida formação em Letras (Português — Literaturas) pela UFRJ, Diego Domingues dedica sua carreira à pesquisa e ao ensino de Língua Portuguesa. Possui doutorado em Linguística Aplicada e mestrado em Educação, aprofundando seus conhecimentos em letramentos e em educação de jovens e adultos. Sua experiência como professor no Colégio Pedro II, aliada à sua participação no grupo de pesquisa PLELL, demonstra um compromisso com a formação de leitores críticos e engajados.

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