MENU

Alfabetizar com fluência: o papel da leitura e da IA na aprendizagem e equidade

22 de abril de 2025
E-docente
Fluência Leitora na Bett Brasil 2025

Com metas ambiciosas no novo PNE e um foco crescente na fluência leitora, a alfabetização retorna ao centro das políticas educacionais brasileiras, com novas abordagens, incluindo o uso de inteligência artificial (IA) para potencializar o aprendizado. Este será o tema de um dos painéis no estande da Saber durante a Bett Brasil 2025, que acontecerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

Novo marco para a política educacional brasileira

Alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental é o novo compromisso nacional. A meta, presente no Plano Nacional de Educação e alinhada à BNCC, marca uma mudança de paradigma. Mas não basta decodificar palavras: a fluência leitora, agora apoiada por tecnologias como IA, surge como elemento-chave para a compreensão de textos e para o sucesso escolar.

Metas do PNE para a alfabetização

O objetivo 3 do novo PNE estabelece a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental para todas as crianças. A meta 3.a estipula que, até o quinto ano de vigência do plano, pelo menos 80% das crianças estejam alfabetizadas. A meta 3.b busca reduzir desigualdades entre raça, sexo, região e nível socioeconômico.

Fluência leitora: conceito, relevância e o papel da IA

Fluência leitora é a capacidade de ler com precisão, automaticidade e prosódia. Trata-se de uma ponte entre decodificação e compreensão: quanto mais fluente o leitor, mais recursos cognitivos pode dedicar à interpretação e à reflexão. A ciência da leitura mostra que a fluência é uma preditora da compreensão textual.

Nesse contexto, o uso de IA está revolucionando a personalização do ensino, proporcionando recursos de monitoramento individual e práticas adaptativas que ajudam os estudantes a desenvolver sua fluência de forma mais eficaz.

Panorama nacional da avaliação de fluência

Atualmente, 16 estados e 47 municípios brasileiros já avaliam fluência leitora, utilizando instrumentos como diagnósticos, provas formativas e somativas. O caso de Sobral é emblemático: há mais de uma década, o município cearense monitora a fluência de seus estudantes e colhe resultados notáveis em alfabetização.

Práticas para desenvolver a fluência com apoio da IA

A fluência não se desenvolve por acaso. É preciso planejamento intencional, com foco na leitura em voz alta, na modelagem de leitura fluente, na escuta atenta e no uso de instrumentos que monitorem o progresso dos estudantes.

 A IA pode oferecer ferramentas que automatizam o feedback sobre o desempenho dos alunos, ajudando os professores a identificarem áreas de melhoria e personalizar os planos de ensino.

Conclusão

A Saber aposta em soluções que aliam formação docente, materiais pedagógicos de qualidade, inteligência artificial e avaliações que apoiam a aprendizagem.

Na Bett Brasil 2025, vamos discutir como a fluência, potencializada por IA, pode ser uma alavanca para garantir que toda criança não apenas leia, mas compreenda o que lê.

Informações sobre os painéis da Saber na Bett Brasil 2025:

DATA: 28/04 

HORÁRIO: 14:00

TEMA: Painel sobre AI na Educação Infantil – evoluções e a solução Sab.IA 

PARTICIPANTES: Group Product Manager da Saber Educação –  Douglas Vieira e Felippi Crevellari. 

FORMATO:  Painel expositivo 

DESCRITIVO: Abordaremos os avanços da AI nas escolas, na rotina dos professores e como a solução Sab.IA vem em resposta a esse momento.   

_____________________________________________________ 

DATA: 28/04 

HORÁRIO: 15:00

TEMA: Oficina Prática de experimentação – solução Sab.IA 

PARTICIPANTES: Group Product Manager da Saber Educação – Douglas Viana, Felippi Crevellar e a Especialista em Políticas Públicas Beatriz Nunes 

FORMATO:  Oficina Prática de experimentação da plataforma 

DESCRITIVO: Os participantes poderão utilizar o aplicativo Sab.IA e entender na prática suas funcionalidades e resultados no diagnóstico da fluência leitora dos seus alunos.

_____________________________________________________ 

DATA: 29/04 

HORÁRIO: 10:00

TEMA: Painel sobre a metodologia Meepe  (Metodologia para a Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) 

PARTICIPANTES: Sandra Baldin e Gabriel Franco da Atena EOS  

FORMATO:  Painel expositivo 

DESCRITIVO: O especialista abordará a urgência em dialogar sobre o tema, os desafios da educação especial nas escolas e a evolução das metodologias que buscam atender essa necessidade. 

_____________________________________________________ 

DATA: 29/04

HORÁRIO: 11:00

TEMA: Oficina prática sobre a metodologia Meepe  (Metodologia para a Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) 

PARTICIPANTES: Sandra Baldin, Gabriel Franco da Atena EOS e Beatriz Nunes Saber Educação 

FORMATO:  Oficina Prática de experimentação do material 

DESCRITIVO: Os participantes poderão vivenciar um lançamento inédito e ainda em produção pela Saber em parceria com a Atena EOS. Os participantes poderão ter contato com o material, expor opiniões e feedbacks que ajudem a endereçar os desafios dessa frente de ensino.
_____________________________________________________

DATA: 30/04 

HORÁRIO: 10:00

TEMA: Painel sobre fluência leitora e o papel da IA como aliada no processo –Sab.IA 

PARTICIPANTES: Equipe pedagógica da Saber Educação – Renata Rossi 

FORMATO:  Painel expositivo 

DESCRITIVO: Abordaremos os avanços da AI nas escolas e como a solução Sab.IA vem em resposta a esse momento.

_____________________________________________________ 

DATA: 30/04 

HORÁRIO: 11:00

TEMA: Oficina Prática de experimentação – solução Sab.IA 

PARTICIPANTES: Equipe pedagógica da Saber Educação – Renata Rossi e a Especialista em Políticas Públicas Beatriz Nunes 

FORMATO:  Oficina Prática de experimentação da plataforma 

DESCRITIVO: Os participantes poderão utilizar o aplicativo Sab.IA e entender na prática suas funcionalidades e resultados no diagnóstico da fluência leitora dos seus alunos.    

_____________________________________________________ 

DATA: 30/04 

HORÁRIO: 15:00 – 16:00 

TEMA: Painel sobre a metodologia Meepe  (Metodologia para a Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) 

PARTICIPANTES: Sandra Baldin e Gabriel Franco da Atena EOS 

FORMATO:  Painel expositivo 

DESCRITIVO: O especialista abordará os desafios da educação especial nas escolas e a evolução das metodologias que buscam atender essa necessidade. 

_____________________________________________________ 

DATA: 30/04 

HORÁRIO: 16:00

TEMA: Oficina prática sobre a metodologia Meepe  (Metodologia para a Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) 

PARTICIPANTES: Sandra Baldin, Gabriel Franco da Atena EOS e Beatriz Nunes 

FORMATO:  Oficina Prática de experimentação do material 

DESCRITIVO: Os participantes poderão vivenciar um lançamento inédito e ainda em produção pela Saber em parceria com a Atena EOS. Os participantes poderão ter contato com o material, expor opiniões e feedbacks que ajudem a endereçar os desafios dessa frente de ensino. 

Minibio dos palestrantes

BEATRIZ NUNES

  • Host e pesquisadora responsável pelas oficinas 
  • Especialista em Políticas Públicas e Inovação 
  • Administradora Pública, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), concentra seus estudos na área através do Programa Avançado em Gestão Pública no Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER). Atua como Analista de Inovação na Saber Educação, onde lidera pesquisas, análise de políticas públicas educacionais e a interlocução com o setor público.

DOUGLAS VIANA

  • Designer do Group Product Manager da Saber Educação 
  • Graduando em Design, com mais de cinco anos de experiência na área de tecnologia e educação. Entusiasta do uso de tecnologias digitais na educação, busca compreender como o uso de tecnologia pode promover uma educação mais humanizada. 

FELIPPI CREVELLARI 

  • Coordenador de desenvolvimento do Group Product Manager da Saber Educação 
  • Graduado em Gestão de TI e mais de quinze anos de experiência na área de tecnologia, atua como coordenador de desenvolvimento na Saber Educação. Entusiasta de Inteligência Artificial, busca integrar novas tecnologias para impulsionar a inovação na área.

RENATA ROSSI

  • Gerente Pedagógica e de Serviços Educacionais Sr.  
  • Pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialista em Alfabetização pelo Centro de Estudos da Escola da Vila e Mestra em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).  
    Atualmente é gerente Acadêmica e de Serviços Educacionais na empresa Saber (Grupo Cogna) tendo atuado anteriormente como Técnica Curricular na sede da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no segmento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

👉 Para receber nossos materiais e saber mais sobre como apoiar a alfabetização e a fluência leitora na sua rede, preencha o formulário:

Compartilhar: