03 de julho, 2019 - Por Victor Thadeu
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Material de
divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD, além de realizar a compra e a distribuição de livros didáticos para as escolas públicas brasileiras, envia também livros literários para as instituições. O PNLD 2020 vai acontecer de modo a continuar realizando essa distribuição nacional de livros literários.
Conforme o modelo previsto pelo Decreto 9.099/2017, o Programa busca disponibilizar obras didáticas e literárias, acervos para bibliotecas, obras pedagógicas, softwares e jogos educacionais, materiais de reforço e correção de fluxo, materiais de formação e materiais destinados à gestão escolar, entre outros vários tipos de materiais úteis para a prática pedagógica.
Para 2020, cada instituição de ensino poderá escolher dois títulos de obras literárias para cada um dos quatro anos do Ensino Fundamental II. Tanto professores quanto alunos receberão esses materiais. Os livros adquiridos devem dialogar com a ideia de integração que o PNLD carrega e se aproximar da realidade dos docentes e estudantes brasileiros.
A compra de materiais literários envolve algumas particularidades. Neste artigo, confira quais são as características das obras literárias que chegarão nas escolas para o ano de 2020.
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Assim como as obras didáticas, as obras literárias aprovadas no PNLD 2020 são destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, 6º, 7º, 8º e 9º anos. O objetivo dessa distribuição envolve a potencialização da capacidade envolvida com o ato de reflexão, sobre o mundo e sobre si próprios, dos estudantes.
Uma justificativa para o oferecimento de livros literários é encontrada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que, principalmente na Língua Portuguesa, há um destaque em ampliar e diversificar o trabalho com a leitura. Por meio do convívio com a arte literária, os alunos tornam-se aptos à compreensão de manifestações artísticas diversas, extraindo delas informações que ampliam sua capacidade de análise crítica.
Sendo assim, a distribuição de obras literárias de Língua Portuguesa e Língua Inglesa funcionam como um auxílio que vai além do exercício cotidiano: há um amplo interesse quanto a proporcionar que as escolas adequem suas práticas e seus currículos à Base.
A distribuição dessas obras literárias envolve o livro impresso, a ser utilizado pelos alunos, e o manual do professor, que conta com livro impresso e material digital.
Um detalhe muito importante é que, mesmo que parte de coleções literárias, as obras só puderam ser inscritas individualmente. Outro ponto que deve ser reforçado é o fato de as obras literárias, bem como as obras didáticas, são reutilizáveis e terão ciclo de quatro anos.
Para a aquisição de livros de literatura, o PNLD separa as obras em quatro perspectivavas: idioma (português ou inglês), categoria, tema e gênero literário. Todos os livros devem trazer informações que contextualizem tanto o autor quanto a obra.
São duas categorias possíveis. A Categoria 1 compreende as obras voltadas para os estudantes de 6º e 7º anos, enquanto a Categoria 2 representa as obras literárias destinadas às salas de aula de 8º e 9º anos. Importante ressaltar que não constará no catalogo de obras aprovadas nenhum livro que foi inscrito nas duas categorias.
No edital, há um destaque quanto às adequações da obra. Os livros aprovados no PNLD 2020 devem ser adequados à faixa etária dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, respeitando as capacidades e os limites dos alunos. Além disso, as obras devem dialogar com a BNCC e devem servir de meio para o desenvolvimento das 10 competências essenciais do Ensino Básico brasileiro.
A temática das obras é definida pelo público que terá acesso aos livros, logo, às categorias citadas acima. Antes de apresentar os temas, é necessário pontuar que o edital não busca limitar o conteúdo das obras, uma vez que os temas são sugestões. Portanto, as editoras puderam sugerir outros temas para as obras desde que justificassem a escolha.
Os temas sugeridos pelo edital do PNLD 2020 são:
São um total de seis gêneros, ou conjunto de gêneros, apresentados no edital. Por serem muito complexos e muito ricos, a escola tem, por meio desses gêneros, uma infinidade de opções de trabalho que podem dialogar ou complementar com as obras didáticas selecionadas.
Estarão presentes nas opções da escola obras literárias de poema; conto, crônica, novela, teatro, texto da tradição popular; romance; memória, diário, biografia, relatos de experiências; obras clássicas da literatura universal; livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos.
Essas obras não precisam, necessariamente, pertencer ao leque de livros de Língua Portuguesa. Boas traduções podem integrar o catálogo e ser utilizadas na escola, desde que respeitem os temas traçados e adequações previstas.
Como o PNLD busca também a modernização das escolas públicas, as obras literárias são acompanhadas de um material digital. Esse material é composto, ao todo, por 4 materiais e também estabelece relação com as propostas da BNCC.
Dos 4 materiais, 3 são materiais de apoio. Um deles deve, além de contextualizar pontos importantes do autor e da obra, apresentar justificativas que motivem os estudantes a propostas de atividades que envolvam o trabalho com o livro. Outro deve conter orientações para a elaboração de planos de aula com o livro, assim como indicativos para a pré-leitura e a pós-leitura. Já o ultimo material de apoio deve trazer estratégias de interdisciplinaridade, que podem envolver o tema do livro e suas interpretações.
O outro material representa os elementos audiovisuais, com tutoriais ou vídeo-aulas de no mínimo 5 e no máximo 10 minutos que complementam a prática do professor.
Algumas obras não podem compor o catálogo de livros literários disponível para as escolas. São elas obras:
Portanto, uma obra literária que se encaixe em qualquer um desses cinco pontos sequer pôde ser inscrita no PNLD 2020.
O PNLD 2020 distribuirá, além dos livros didáticos, 2 títulos literários para cada aluno e professor dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Por ter como objetivo a qualidade dos materiais distribuídos, o PNLD define características para as obras. Assim, o catálogo de opções disponível para as escolas é diverso, embora apresente alguns pontos em comum. Essas características previstas no edital garantem que a obra seja qualificada como um dos livros aprovados pelo Programa.
Toda a proposta do PNLD 2020 é traçada por um plano de implementação da BNCC nas instituições de ensino. Sendo assim, recomendamos que os profissionais da educação conheçam outras formas de contemplar o documento em ambiente escolar. Leia gratuitamente nosso material e descubra estratégias para contemplar a Base em sala de aula.