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Livro didático e livro paradidático: qual a diferença?

15 de outubro, 2019 - Por Victor Thadeu

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Home > Blog > Educação > Livro didático e livro paradidático: qual a diferença?

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

O livro didático é ainda o principal recurso utilizado nas salas de aula no processo de ensino-aprendizagem. A políticas educacionais nacionais praticamente universalizaram o acesso a essa ferramenta, que tem sido extremamente útil, principalmente em regiões onde a aproximação a outros recursos didáticos ainda é dificultada.

O livro didático deve estar de acordo com o projeto político-pedagógico da escola, ser uma fonte de informação atualizada e ajudar a relacionar o conteúdo com os conhecimentos dos alunos. A questão é que os livros didáticos precisam dar conta de uma grande quantidade de conteúdos, e, por isso, alguns temas podem não ser abordados em sua totalidade. É nesse contexto que surgem os livros paradidáticos.

Você sabe qual a diferença entre o livro didático e o livro paradidático? Muita gente ainda tem essa dúvida, e isso é normal, já que até mesmo os nomes podem confundir. Neste artigo, entenda de uma vez por todas a diferença entre esses materiais e a importância deles no Ensino Básico.

 

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Diferença entre livro didático e livro paradidático

A principal diferença entre o livro didático e o livro paradidático diz respeito aos seus objetivos e suas funções no processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o livro didático pretende trabalhar vários conteúdos de uma disciplina, o paradidático é responsável pelo aprofundamento desses conteúdos.

De forma geral, o livro didático busca orientar tanto o aluno quanto o professor com relação ao conteúdo de um vasto campo de um conhecimento na qual a disciplina de um determinado ano escolar está inserida. Ele ainda sugere ações que permitem colocar esse conteúdo em prática, seja com exercícios e trabalhos ou com a realização de atividades práticas.

Já o livro paradidático é um recurso utilizado para enriquecer o conhecimento dos alunos. Ele promove o aprofundamento e/ou de especialização dos conteúdos que o livro didático pode não dar conta de alcançar.

O que é livro didático

O livro didático é uma ferramenta amplamente utilizada nas escolas do ensino básico no Brasil para dar apoio no processo de ensino-aprendizagem. Em algumas escolas, ele é o único recurso disponível e muitas vezes um dos únicos livros que grande parte dos estudantes entrarão em contato durante toda a vida.

O livro didático aborda diversos conteúdos de uma disciplina, ou componente curricular, e possui diversas funções. Serve, por exemplo, para orientar o planejamento anual da escola, a preparação de aulas dos professores e as atividades que devem ser realizadas pelos alunos.

No Brasil, o livro didático foi instituído oficialmente 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão criado especificamente para legislar sobre políticas do livro didático. Mas a distribuição dos livros só foi concretizada em 1976, com a criação da Fundação Nacional do Material Escolar (FENAME). Desde então, aumentaram consideravelmente as pesquisas sobre o uso desse recurso na prática pedagógica.

Para os pesquisadores da área educacional Wildson Luiz Santos e Maria Helena da Silva Carneiro, o livro didático

assume essencialmente três grandes funções: de informação, de estruturação e organização da aprendizagem e, finalmente, a função de guia do aluno no processo de apreensão do mundo exterior. Deste modo, a última função depende de o livro permitir que aconteça uma interação da experiência do aluno e atividades que instiguem o estudante desenvolver seu próprio conhecimento, ou ao contrário, induzi-lo á repetições ou imitações do real.

O que é livro paradidático

O livro paradidático tem a função de abordar com mais detalhes e profundidade alguns conteúdos possivelmente tratados de forma superficial no livro didático e apoiar a realização de atividades curriculares e extracurriculares. Vale ressaltar que esse recurso não é novo nas salas de aula. Desde a década de 1970, por exemplo, a Editora Ática já produz livros paradidáticos, sendo pioneira nesse mercado.

Geralmente, o livro paradidático é temático, isto é, trata sobre um tema específico que o professor deseja aprofundar.  Na hora de escolher com qual livro paradidático trabalhar, é preciso levar em conta diversos fatores. O primeiro fator a ser considerado é a sua adequação ao currículo escolar e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, é necessário observar se ele é adequado à faixa etária de cada turma e também à realidade escolar.

Geralmente, o livro paradidático tem formatação diferenciada e os conteúdos são trabalhados em forma de narrativa na maior parte deles. Na maioria das vezes, são menores e mais ilustrados do que os livros didáticos, além de terem uma diagramação mais atraente. Apesar disso, a preocupação ainda é com o conteúdo e sua aplicação pedagógica, mais do que com sua estética.

Para exemplificar, livros literários são ótimos exemplos de livros paradidáticos. Da mesma forma, um atlas pode ser um recurso paradidático interessante em várias aulas, visto que o livro paradidático apresenta possibilidades interdisciplinares.

Aproveite para conferir as obras aprovadas no PNLD Literário 2020, programa que mais distribui materiais paradidáticos atualmente.

Importância dos materiais

Apesar de diferentes em seus objetivos e funções, ficou claro que os dois recursos podem e devem ser utilizados de forma integrada durante as aulas e as práticas pedagógicas propostas pelo currículo da escola. Eles se complementam e ajudam o aluno a compreender melhor o que está sendo ensinado.

Assim, enquanto o livro didático guia o raciocínio do professor para a elaboração do plano de aula e para o ensino do conteúdo teórico, o livro paradidático cria a relação entre o que é ensinado e a prática, e, às vezes, até com a vida cotidiana do aluno.

Visto sob outra ótica, o livro didático apresenta o conteúdo e o livro paradidático aprofunda esse conteúdo, mostrando como pode ser aplicado, quais outros conceitos existem sobre ele, como é trabalhado em outros contextos etc.

Conclusão

É importante que a escola planeje como utilizar ambos recursos para que eles funcionem de forma integrada. Nesse momento, a ajuda do coordenador pedagógico pode valer muito a pena. Escolher matérias adequados à escola, portanto, é uma prioridade de todos os envolvidos no contexto escolar.

Além dos materiais com foco na formação dos estudantes, é essencial que a escola promova ações para a formação docente. Por meio de materiais atuais, o trabalho do professor pode ser melhorado a cada dia. Que tal iniciar com o Caderno Pedagógico 2019, que orienta os profissionais da educação na implementação de práticas presentes na BNCC? Baixe-o gratuitamente!

Na sua escola ocorre integração entre materiais didáticos e paradidáticos? Comente abaixo!

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