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Livro didático: como fazer a escolha certa

04 de julho, 2019 - Por Victor Thadeu

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Home > Blog > PNLD > Livro didático: como fazer a escolha certa

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

Ouça o artigo:

 

Está chegando a hora dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, junto aos coordenadores e diretores de escolas da rede pública, escolherem os materiais didáticos a serem utilizados nos anos de 2020 a 2023. Nesse período de seleção, é muito comum que os profissionais da educação tenham dúvidas sobre a escolha dos livros didáticos.

A distribuição, assim como a compra e a análise dos materiais, é feita por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que em 2020 distribuirá livros didáticos e livros literários para as instituições de ensino.

Apesar de parecer complexo, o processo de seleção dos materiais didáticos por parte da escola pode ser descomplicado com base em alguns pontos de análise. Neste artigo, confira dicas para ajudar os educadores na escolha do livro didático.

 

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A escolha do livro didático: critérios para a seleção

Para que o livro didático escolhido seja o ideal para a prática pedagógica, é necessário que um estudo das obras aprovadas seja feito. Separamos algumas das nossas melhores dicas para orientar as escolas no processo de escolha dos materiais.

A seguir, veja alguns critérios que, quando estabelecidos, facilitam o apuramento das obras que a instituição de ensino adotará por quatro anos.

Metodologia de ensino

É de comum acordo que um bom material didático é aquele que funciona como um parceiro do professor em sala de aula, logo, cada professor deve observar se o livro analisado condiz com a metodologia adotada por ele.

O livro didático escolhido deve ser estimulante para o aluno e oferecer suporte ao professor, despertando em ambos o interesse pelo material e contribuindo diretamente com a relação de ensino-aprendizagem em ambiente escolar.

Se bem alinhadas, a didática do professor e a proposta do livro didático podem fazer com que os alunos se mantenham engajados na disciplina do início ao final do ano letivo.

Autor da obra

Assim como costumamos fazer com obras literárias, ter atenção ao autor do livro didático é uma ótima prática para se adotar no momento de realizar a escolha dos materiais da escola.

A necessidade de conhecer quem são os professores e pesquisadores por trás do material não é apenas justificada por questões curriculares: a experiência profissional do autor, assim como questões de fundamentos metodológicos, diz muito a respeito da obra e da forma na qual os conteúdos disciplinares são trabalhados nela.

Veja qual autor combina com seu perfil de professor e proporcione uma excelente junção de ideias.

De acordo com o PPP

O Projeto Político Pedagógico da escola certamente é um documento que deve estar em mãos no momento de escolha de livros didáticos. É a partir dele que se torna possível a verificação quanto à identidade da instituição e discurso da obra.

Uma pergunta para se fazer no processo de seleção é: Esse material dialoga com os pontos contidos no PPP da minha escola? E, partindo disso, justificar porque o material é adequado ou não com base nessa perspectiva.

Livro do professor

Um importante material no PNLD é o manual do professor, composto pelo livro impresso e material multimídia. Para o PNLD 2020, as orientações do livro do professor aparecem nas laterais e também na parte inferior da página.

Verificar se a linguagem do manual do professor é clara é essencial, assim como conferir se as informações contidas são valiosas para a prática pedagógica em sala de aula.

Material digital

O material digital apresenta conteúdo complementar para atualizar as aulas, trazendo planos de desenvolvimento bimestral, material audiovisual, entre outros instrumentos para os educadores.

Cabe aos profissionais responsáveis pela seleção dos livros didáticos observar se a proposta digital do livro é aplicável ao contexto da escola. O material deve ser útil para os professores, não funcionar como um item de trabalho puramente obrigatório.

Atualidades e indicação de conteúdos extras

Os conteúdos do livro, como textos, imagens e assuntos, são atuais? é uma outra pergunta necessária no período de seleção de obras didáticas. Por meio de temas atuais, o aprendizado significativo se torna uma realidade dentro da escola, uma vez que os alunos percebem que o livro retrata a contemporaneidade.

A indicação de materiais complementares representa uma outra preocupação do selecionador do livro, uma vez que, por meio deles, é possível um aprofundamento maior em determinados assuntos. Por isso, verifique se os sites, filmes, livros e demais manifestações artísticas indicadas no material são interessantes e contribuirão para as aulas de sua disciplina.

Atividades e exercícios propostos

É comum que os livros didáticos apresentem várias propostas de atividades a serem realizadas pelos alunos. Mas essas atividades sugeridas são praticáveis dentro da instituição? É preciso pensar com ponderação sobre esse ponto, uma vez que nada adianta atividades elaboradas e não ter formas de realizá-las.

Uma boa atividade é aquela que além de bem-conceituada, é acessível ao ambiente escolar.

Diagramação do material

Um material bonito e bem diagramado faz toda diferença na prática pedagógica. Pode parecer que não, mas os aspectos estéticos são tão importantes quanto os conceituais.

Um livro didático com design fluido e planejado, além de ser mais atraente aos olhos, faz com que a leitura dos conteúdos seja agradável.

Propostas interdisciplinares

As atividades que possibilitam a interdisciplinaridade e contato com áreas do conhecimento diferentes da disciplina em questão são diferenciais do material didático. Os profissionais da educação envolvidos no processo de seleção devem avaliar se essas propostas dialogam com a BNCC e se são aplicáveis à instituição.

A interdisciplinaridade vai além do fortalecimento da competência pedagógica, envolvendo principalmente a interação e a colaboração entre o corpo docente escolar.

A importância do livro didático

Apesar de hoje a internet ser uma ótima fonte de informações, o livro impresso tem papel democrático e qualitativo. Além de apresentar informações embasadas e corretas, o livro didático chega em lugares nos quais a internet ainda não chega. Portanto, é o melhor material para as escolas de países tão diversos como o Brasil.

O material físico permite que todas as escolas públicas brasileiras realizem a formação dos cidadãos nelas matriculadas. O livro do PNLD funciona também como uma forma de adequação da escola à Base Nacional Comum Curricular, portanto a compra e distribuição realizada pelo programa representa um grande investimento social.

Sempre mantenha em mente também que existe uma diferença fundamental entre livro didático e livro paradidático. Cada um tem sua função específica dentro do processo de ensino-aprendizagem, mesmo sendo igualmente importantes para o contexto escolar.

Conclusão

A etapa de escolha dos livros didáticos para as instituições deve ser baseada em pesquisa e análise das obras ofertadas. A seleção deve ser orientada por alguns pontos, assim o profissional que analisa tem pontos para comparação e consegue determinar os aspectos mais valiosos para suas aulas e para a escola no geral.

É ideal que professores, diretores e coordenadores façam a escolha juntos, garantindo diversas perspectivas e diferentes olhares.

Alinhado às ideias da BNCC, os livros do PNLD 2020 trazem propostas digitais, garantindo assim uma forma de o professor modernizar suas aulas. Quer conhecer como esse documento aborda questões tecnológicas? Leia nosso e-book gratuito sobre a tecnologia na Base.

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