MENU

18 dicas para o ensino da Matemática

2 de setembro de 2019,
E-docente

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

Autor da coleção Teláris Matemática, aprovada no PNLD 2020, Luiz Roberto Dante dá algumas dicas para tornar o ensino da Matemática mais significativo para os estudantes. O Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de autor de vários materiais didáticos para o Ensino Básico, atuou durante anos como professor da rede pública brasileira.

Dicas para um ensino da Matemática mais significativo

  1. Trabalhar as ideias e os conceitos matemáticos intuitivamente, antes da simbologia, antes da linguagem matemática.
  2. Criar oportunidades para o aluno aprender por compreensão e não por mecanização, apresentando a ele os porquês.
  3. Estimular o aluno a pensar, raciocinar, criar, relacionar ideias e ter iniciativa e autonomia de pensamento.
  4. Substituir nas aulas a frase “É assim que se faz” por outra, como “Pense um pouco sobre isso”.
  5. Trabalhar os conceitos e os procedimentos matemáticos via resolução de problemas que envolvam o aluno de modo significativo.
  6. Aproveitar a experiência acumulada pelo aluno, partindo dos seus conhecimentos prévios e produzindo aprendizagem significativa.
  7. Estimular o aluno a fazer estimativas, cálculo mental e arredondamentos, obtendo resultados aproximados.
  8. Fazer conexões da Matemática com outras áreas do conhecimento: interdisciplinaridade.
  9. Considerar mais o processo do que o produto final, mais as estratégias utilizadas do que resultados prontos e acabados.
  10. Encarar a aprendizagem da Matemática como um processo ativo e não passivo.
  11. Utilizar a História da Matemática como um importante recurso didático.
  12. Os jogos e as brincadeiras também podem ser importantes recursos didáticos.
  13. Utilizar a calculadora e o computador adequadamente, sabendo quando e como fazê-lo.
  14. Enfatizar igualmente as Unidades temáticas da Matemática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Trabalhá-las de forma integrada.
  15. Equilibrar conceituação, habilidade de cálculo e aplicações.
  16. Sempre que possível, desencadear novos conteúdos via situações-problema contextualizadas.
  17. Desenvolver as competências: representação e comunicação; investigação e compreensão; percepção sociocultural e histórica da Matemática.
  18. Desenvolver no aluno uma atitude positiva em relação à Matemática.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

O Processo de Escolha do PNLD Ensino Médio: Dicas para uma Decisão Estratégica da Equipe Pedagógica
10 de setembro de 2025

O Processo de Escolha do PNLD Ensino Médio: Dicas para uma Decisão Estratégica da Equipe Pedagógica

Você conhece o PNLD Ensino Médio? A escolha dos livros didáticos representa um dos momentos mais decisivos para qualquer instituição...
A importância da educação socioemocional: como o professor pode integrar competências de saúde mental ao currículo
9 de setembro de 2025

A importância da educação socioemocional: como o professor pode integrar competências de saúde mental ao currículo

A história de um menino e a lição para o professor O professor sai da escola e vai até a...
Crianças pequenas e o trabalho com projetos didáticos
8 de setembro de 2025

Crianças pequenas e o trabalho com projetos didáticos

Em todos os segmentos da Educação Básica, é muito comum, atualmente, ouvirmos a palavra projeto. Professores que atuam com diferentes...
A Importância da produção de narrativas na educação básica
8 de setembro de 2025

A Importância da produção de narrativas na educação básica

As narrativas antes da escola Antes de considerarmos as atividades realizadas no espaço escolar, podemos dizer que a produção de...
Química que Inspira a Vida Real: Entrevista com os autores de Ciência Viva
5 de setembro de 2025

Química que Inspira a Vida Real: Entrevista com os autores de Ciência Viva

Aprovada no PNLD 2026, a coleção Ciência Viva: Química, da Editora Scipione, chega para inovar o ensino e a aprendizagem...