Menu

A Amazônia e a Base Nacional Comum Curricular

10 de setembro de 2019,
E-docente

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

Considerada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia cobre grande parte do noroeste do nosso país. Recentemente, muito tem se falado sobre o desmatamento da Amazônia. Convidamos a bióloga Helena Pacca para falar um pouco sobre a relação da floresta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a luta pela redução da pegada ecológica.

Helena Pacca é uma das autoras da coleção Teláris Ciências, aprovada no PNLD 2020. Antes de seguir com a leitura, veja alguns diferenciais do material didático:

E o que o fogo na Amazônia tem a ver com a BNCC?

É verdade que as queimadas na Amazônia sempre existiram, mas elas estão muito longe de ser um fenômeno natural. O fogo é usado na região há anos por produtores para abrir espaço principalmente para a agricultura e para a pecuária. Essas queimadas são geralmente criminosas porque fogem do controle e ameaçam o ecossistema, em especial na estação seca.

Para além do tempo seco, o próprio desmatamento tem potencial para aumentar a área das queimadas. Ou seja, há um ciclo que retroalimenta a destruição da Amazônia, substituindo a floresta por pasto, agricultura, hidrelétrica e parques de mineração, e diminuindo sua capacidade de regeneração.

O que está diferente este ano então?

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento aumentou muito entre agosto de 2019 e julho 2018. O desmatamento, as queimadas e as condições climáticas potencializaram os incêndios e os tornaram mais visíveis a quilômetros de distância, nas regiões sudeste e sul.  

Em certo sentido, esse aumento da visibilidade foi positivo, servindo como importante alerta sobre os impactos ambientais causados pelas atividades humanas: a degradação (queima e desmatamento) de florestas constitui a segunda maior fonte de gases do efeito estufa, como o CO2, ficando atrás somente da queima de combustíveis fósseis (carvão, gás e derivados do petróleo).

Aproveite para conferir uma conversa com a autora sobre a coleção Teláris Ciências:

A floresta Amazônica também tem um papel fundamental no regime de chuvas em toda a América do Sul. A floresta retira água do solo e a devolve para a atmosfera, dando origem aos chamados rios voadores.

Eles são formados por massas de ar úmido que levam vapor de água para as regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil, além de influenciar na formação de chuvas na Bolívia, no Paraguai e na Argentina, por exemplo.  

A preservação da floresta, portanto, é primordial na regulação do clima regional, por meio dos rios voadores; e global, pela retenção do CO2. Além de seu papel regulador, a Amazônia abriga a maior biodiversidade do mundo: mais de 120 mil invertebrados, 3 mil peixes, 427 anfíbios, 1,2 mil aves e 40 mil plantas. 

A importância dentro do BNCC

Temas como esse sempre foram trabalhados no ensino de Ciências, mas ganharam ainda mais importância com a BNCC. Os impactos ambientais, os fenômenos naturais, o equilíbrio termodinâmico, o clima, a diversidade de ecossistemas e a preservação da biodiversidade, que observamos na prática nos incêndios na Amazônia, são também reconhecidos como objetos de conhecimento da BNCC.

O fogo na Amazônia, infelizmente, não é novidade. Mas temos que concordar que a forma como tem ocorrido este ano tem um papel reflexivo fundamental. Essa tragédia voltou como tema de discussão na sociedade, evidenciando ainda a relevância da educação e, especialmente, do ensino de Ciências.

É necessário conhecer meios para a implementação da BNCC na prática pedagógica. Baixe o e-book gratuito e veja como levar a Base para dentro da sala de aula.

cta-como-trazer-a-bncc-para-a-sala-de-aula

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Recomposição de aprendizagem: estratégias eficazes para programas de reforço escolar
18 de dezembro de 2025

Recomposição de aprendizagem: estratégias eficazes para programas de reforço escolar

Nos últimos anos, a escola passou por muitos desafios. A pandemia, as desigualdades de acesso e até as mudanças no...
Vamos falar de anticapacitismo na escola? Por uma desconstrução de preconceitos
17 de dezembro de 2025

Vamos falar de anticapacitismo na escola? Por uma desconstrução de preconceitos

Como aprender a lidar com diferenças sem verdadeiramente conhecer o que é diferente? Na escola, a compreensão sobre a beleza...
O papel da educação bilíngue na empregabilidade dos jovens
16 de dezembro de 2025

O papel da educação bilíngue na empregabilidade dos jovens

Já foi o tempo em que ter uma segunda língua era um diferencial. Atualmente, é uma obrigação, principalmente quando falamos...
Prosinha – Descobrindo o Mundo: a jornada de descobertas na Educação Infantil
12 de dezembro de 2025

Prosinha – Descobrindo o Mundo: a jornada de descobertas na Educação Infantil

A coleção Prosinha – Descobrindo o Mundo transforma a Educação Infantil em uma verdadeira jornada de descobertas. Do Berçário ao...
Conheça Vamos Saber: o seu novo podcast de educação pública
12 de dezembro de 2025

Conheça Vamos Saber: o seu novo podcast de educação pública

O papel de um Secretário ou Gestor de Educação é um dos mais desafiadores — e transformadores — na administração...